skip to content

II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas - Januária/MG

Data: 
30/11/2018 - 09:30 até 01/12/2018 - 17:30
Descrição: 
 
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro acontece no município de Januária (MG) o II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas. O evento é destinado às prefeituras, aos empresários, à comunidade acadêmica e à população das cidades históricas. O projeto nasceu da necessidade de preservar e valorizar o patrimônio histórico, cultural e ambiental das cidades históricas mineiras, assim como de fortalecer o turismo como elemento agregador e catalisador do desenvolvimento econômico dos municípios.

Na programação do Fórum, serão realizados painéis de debate com temas gerais relativos às cidades históricas. Em um deles, serão propostas metodologias para diagnóstico das cidades, especialmente da localidade que sediará o evento — o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária. Haverá também oficinas e minicursos de capacitação gratuitos, desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos da UFOP, com a participação de outras entidades. 

A realização do Fórum em local externo a sua sede (o Campus Morro do Cruzeiro, da UFOP) atende ao propósito de torná-lo mais participativo e inclusivo no âmbito de toda a diversidade que abrange as cidades históricas de Minas Gerais. A iniciativa é do Departamento de Engenharia Urbana (Deurb) da UFOP, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFOP), do Núcleo de Sustentabilidade das Cidades Históricas da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento (Nucat/UFOP), da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e da Prefeitura Municipal de Januária.

Para mais informações, acesse.

ACHMG — As cidades históricas mineiras pertencentes à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) detêm mais de 70% de todo o patrimônio histórico tombado no Estado. O Fórum passará por várias cidades históricas de Minas pertencentes à ACHMG, levando capacitação, novos projetos e ideias, compartilhando experiências e ações sustentáveis já desenvolvidas em outras cidades, tendo como base o desenvolvimento do turismo histórico, cultural e arquitetônico, além das belezas naturais de cada município, de forma sustentável. 

PRIMEIRO FÓRUM — Realizado durante o Festival de Inverno de Ouro Preto de 2018, foi apresentado e debatido com a sociedade um Manifesto, assinado em conjunto pelas entidades parceiras, que servirá de base para formular propostas estruturantes para o desenvolvimento sustentável das cidades históricas do Estado. O evento teve participação de importantes setores de atuação na governança e no desenvolvimento das cidades, dentre eles, Secretarias Municipais de Cultura e Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, IPHAN, BNDES, Sebrae/MG, Sesc/MG, Promotoria de Justiça, assim como representantes das cidades históricas e da comunidade acadêmica da UFOP.

Local: 
Januária/MG
d s t q q s s
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30