skip to content

UFOP Convida: aula-show com André Siqueira - violão e bandolin

Data: 
23/10/2017 -
15:30 até 18:00
Descrição: 
 
Professor de violão e improvisação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Projeto Arena da Cultura, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no período de 2004 a 2007, André Siqueira é compositor, arranjador e multi-instrumentista, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita (UNESP) e mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente é docente dessa instituição, sendo responsável pelas disciplinas de violão e música e tecnologia. 

André utiliza vários instrumentos como meio para a construção de sua escritura musical: flautas, guitarra elétrica, violões, viola caipira, contrabaixo, guitarra portuguesa. Sua trajetória é composta por experiências diversas em cultura popular e por pesquisas sobre música contemporânea, tendo gravado com vários músicos e participado de diversas mostras e festivais.

Foi diretor artístico e curador do projeto Viola Popular, realizado em Belo Horizonte (MG), em 2006, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Natura Musical, no qual “mestres” de cultura popular dividiram o palco com músicos que utilizam linguagens contemporâneas. Participou, em 2007, da gravação do DVD “Violeiros do Brasil” com produção de Myrian Taubkin, acompanhando Pereira da Viola. Dentro desse mesmo projeto, já dividiu palco com Almir Sater, Pena Branca, Paulo Freire, Ivan Vilela, entre outros. Em 2009, participou do Circuito Syngenta de Viola, no qual dividiu o palco com Paulo Freire e Levi Ramiro. Esse evento resultou em um CD com violeiros de todo o país, no qual, junto com Zeca Collares, Siqueira assina a faixa “Brincando com as crianças”, na qual utiliza uma viola de 14 cordas. Em novembro de 2009, participou do projeto Vozes de Mestres – Festival Internacional de Cultura Popular, realizado em Natal (RN), junto com a cantora Déa Trancoso, dividindo o palco com Egberto Gismonti. 
 
Para mais informações acesse o site do artista.
 
Repertório
 
Flor Amorosa - Catulo da Paixão Cearense
Lamentos - Pixinguinha
Carinhoso - Pixinguinha
Sons de Carrilhões - João Pernambuco
Receita de Samba - Jacob do Bandolim
Assanhado - Jacob do Bandolim
Choro Negro - Paulinho da Viola e Fernando Costa
Cheio de Dedos - Guinga
Toccata em Ritmo de Samba - Radamés Gnattali
Escovado - Ernesto Nazareth
Local: 
Departamento de Música da Ufop (DEMUS)
d s t q q s s
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30