Ir para o conteúdo

Qualidade de moradias estudantis reforça o campus de Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos

São quatro casas, comportando 12 estudantes e quatro apartamentos com capacidade para 18 alunos. Todos os quartos do complexo são duplos. Duas das casas são adaptadas para cadeirantes. O público alvo são alunos dos cursos presenciais de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado sem bolsa acadêmica) da UFOP, que se encaixam no perfil socioeconômico determinado pela Prace.

A Pró Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) vai divulgar, em breve, novo edital para ocupação de vagas de moradia estudantil no Conjunto II, recentemente inaugurado em Mariana. O Conjunto II é um complexo próximo ao ICSA, podendo abrigar até 120 estudantes, sendo metade de ocupação mista. 

Ainda assim, das 120 vagas, apenas 45 foram ocupadas. Segundo a pró-reitora adjunta em exercício, Joseane Mendes Teixeira, “ainda tem casa fechada até agora; antes dos selecionados no terceiro edital, foram ocupadas três ou quatro casas, das oito”. 

ESTRUTURA
Os estudantes que ocuparam as moradias recentemente aprovam as casas. Segundo a estudante de Jornalismo Suzane Pinheiro, a moradia é bem estruturada. "É toda mobiliada com geladeira, fogão, máquina de lavar, tudo o que a gente precisa. As casas são amplas, tem também sala de estudos. Eu acho que as pessoas não tentam participar porque não conhecem as casas. O lugar é ótimo”, relata. 

Foram investidos cerca de 5 milhões de reais no novo conjunto, desde a aquisição do terreno até a entrega mobiliada. O complexo foi inaugurado em dezembro de 2015. Segundo Joseane, em Mariana, existia só o Conjunto I, que são sete casas com 12 vagas cada, 84 vagas no total. Entretanto, por "uma demanda dos estudantes, foi construído um segundo alojamento, que não vem sendo ocupado como se imaginava", assinala Joseane. O Conjunto I é conhecido pelos estudantes como Repúblicas das Moitas. 

O primeiro edital para o Conjunto II foi lançado logo após a inauguração, mas dos 62 classificados na seleção, apenas 23 apareceram para a reunião de pré-moradia. Um segundo edital foi aberto em março deste ano, ocupando mais 11 vagas e, já nesse período, o terceiro edital preencheu mais 11 vagas, totalizando os 45 moradores atuais. Espera-se que, em um próximo edital, todas as vagas possam ser preenchidas.

Veja também

27 Março 2024

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) organizam a distribuição de canecas...

Leia mais

8 Março 2024

Estão disponíveis os editais do primeiro semestre de 2024 para seleção de estudantes para as moradias universitárias. Os editais trazem...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

O Programa Bolsa Permanência MEC - Indígenas e Quilombolas recebe, a partir deste ano, inscrições em fluxo contínuo. Ou seja,...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

edital_de_auxilio_a_eventos_-_destaque.png O edital traz informações sobre a concessão de auxílio financeiro para estudantes de graduação participarem de eventos acadêmico-científicos, esportivos...

Leia mais