Ir para o conteúdo

VIII Semana de Integração movimenta institutos de Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde
Com: 
Mariana Reis
No segundo dia da Semana de Integração 2018/1, uma roda de conversa organizada pelos integrantes do projeto de extensão “Baculejo do Disco” aproximou calouros e veteranos no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Com mediação dos estudantes de Jornalismo Wallace Vertelo e Letícia Lopes, o Baculejo debateu as composições do disco “Esú”, de autoria do rapper baiano Baco Exú do Blues. Cerca de 68 alunos estiveram presentes.
 
Durante a roda de conversa, os alunos interagiram e trocaram ideias sobre o rap nacional, sobretudo o nordestino, e sobre como as letras buscam abordar questões sociais como exclusão racial, cultura afro-brasileira, sexo, intolerância religiosa, entre outras. A caloura de Pedagogia Letícia Oliveira conta que a roda de conversa contribuiu para que ela ampliasse seu conhecimento sobre os temas discutidos. “O evento é muito interessante porque expande nossa consciência. Quando cursei o ensino médio, esses assuntos não eram pautados com a devida frequência e, assim que cheguei aqui na UFOP, dei de cara com uma outra realidade. Foi uma experiência muito enriquecedora”.
 
O projeto faz parte do programa de extensão “Cultura, Resistência e Arte” e visa promover debates sobre produções musicais de diversos gêneros. “Reunimos pessoas para discutir trabalhos de vários artistas. O Baculejo é bem eclético. A gente traz o pop, o rap, o funk etc. Nos encontros podemos discutir o contexto social da criação de determinada música e trazer uma desconstrução em relação aos estilos musicais”, afirma um dos bolsistas do projeto, Eduardo Viana.
 
A roda de conversa "Miga, vem contar sua história", foi a atração da tarde no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e reuniu as interessadas em debater e refletir sobre a condição feminina na contemporaneidade.
 

semanaii.jpg

Letícia Conde
ABERTURA - Durante a noite, a abertura oficial da VIII edição da Semana de Integração ganhou mais brilho e mais música. Fugindo ao formato convencional, o evento misturou entretenimento com utilidade pública. No formato talk show, a artista Sônia Pavão conduziu a apresentação do programa "Planeta Sônia", entrevistando representantes de diversas organizações internas da universidade, como centro acadêmicos, empresas juniores e os diretores dos institutos da UFOP em Mariana. 
 
Também foram destaque o grupo de dança Entre no Ritmo, que fez performances de remixes de hip-hop e funk, e o grupo musical Swart, que tocou estilos musicais como blues, soul e black. Ambos receberam muitos aplausos e elogios dos presentes.
 
O diretor do ICSA, José Benedito Donadon-Leal, fez um breve panorama sobre a história do instituto, suas conquistas e desafios. Além das mudanças na estrutura das instalações, o diretor lembrou do crescimento nas áreas de ensino e pesquisa. “É um desafio atrás do outro. Nós crescemos muito. E o que temos aqui ainda é pequeno para nossas pretensões”, declarou, ao lembrar que, após os 10 anos de criação do instituto, a serem completados este ano, o ICSA já conta com mestrado nos cursos de Jornalismo e Economia, um projeto de programa de residência no curso de Serviço Social e um para implementação do mestrado em Administração, em andamento.
 
A diretora do ICHS, Margareth Diniz, falou sobre a situação do instituto, que luta para se manter na cidade e tenta negociar com a Arquidiocese de Mariana o prolongamento do contrato de comodato, para que o ICHS possa continuar instalado por mais dez anos nos prédios que pertencem à Igreja. Margareth ressaltou também a importância da Semana de Integração como um espaço de união. “Criamos este evento integrado para fortalecer o elo entre os campi da Universidade em Mariana. A Semana é uma forma de dar visibilidade às ações que promovemos dentro da UFOP”, reforçou a diretora.
 
A caloura de Serviço Social Laura Esther avalia a abertura da Semana como “produtiva, criativa, inteligente e explicativa”. A aluna afirma ainda que a organização do evento tem surpreendido e observa que, além de integrar os recém-chegados à Universidade e os veteranos, a abertura também integrou a comunidade local, através das apresentações dos grupos marianenses, que empolgaram o público. A ingressante do curso de Pedagogia Soloína Aurora destaca a descontração da abertura do evento. “Gostei muito da abertura, das performances. A Semana é uma forma muito interessante de nos apresentar a UFOP, e essa abertura foi uma boa maneira de interação”, comenta.
 
A VIII Semana de Integração conta com atividades nos dois institutos de Mariana até o próximo sábado (17). Confira aqui a programação.

 

Veja também

4 Abril 2024

aniversario_da_unidades_2024_-_ef_-_destaque.png A Escola de Farmácia completa 185 anos de sua fundação nesta quinta (4). Ao longo desses anos, a história...

Leia mais

25 Janeiro 2024

O NTI informa que, conforme comunicado enviado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), haverá manutenção programada no link...

Leia mais

16 Janeiro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da Prefeitura Universitária, reforça seu compromisso em zelar pela saúde e segurança...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Localizado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, o ginásio passou por reformas após receber um investimento de aproximadamente...

Leia mais