Ir para o conteúdo

Estudantes relatam experiências com as produções educativas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Glauciene Oliveira e Gláucio Santos
Ao longo de sua história, a Rádio UFOP vem desenvolvendo o incentivo à pluralidade de opiniões, correntes de pensamento e movimentos culturais, com participação da comunidade acadêmica. 
 
Entre as produções estão as de curta duração, com até 3 minutos (programetes), desenvolvidos pelos Programas de Educação Tutorial ou projetos de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, além dos programas gravados e ao vivo. São abordadas temáticas relacionadas a saúde, preservação ambiental, construção civil, entre outros ligados ao ensino, à pesquisa e à comunidade. 
 
Ao mesmo tempo em que a Rádio UFOP abre espaço para a produção de conteúdo educativo, oferece a oportunidade de formação em linguagem radiofônica para os professores e estudantes. 
 
Relatos de experiências 
 
“A experiência na rádio tem sido muito rica. No que diz respeito a minha formação profissional, especificamente em um curso da área de saúde, está sendo uma grande possibilidade de readequar minha linguagem, como eu converso com o meu paciente, aquilo que trago para ele dentro do consultório, e se a informação que dou realmente se faz entender da forma que eu transmito”, relata a aluna do sexto período de Medicina e participante do programa “Mais Saúde", Alba Esperidião. A proposta foi selecionada por meio de edital no início deste ano. 
 

alba.jpg

Gláucio Santos
Equipe do Mais Saúde
 
A estudante de Direito, Lívia Barros, integrou o programa “Direito do Consumidor” no ano de 2015. Ela relata que a experiência na Rádio UFOP ajudou em seu crescimento pessoal e profissional. “(...)saber falar em público é essencial. E falar ao vivo na rádio foi uma experiência que me ajudou muito a superar a timidez e outras barreiras.” 
 
A componente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em Música (PIBID) da UFOP e participante do programa “Escuta aqui”, Luíza Marcondes, afirma que a oportunidade na rádio ajuda na readequação da linguagem. "Como nosso público alvo é o infantil, nossa escrita tem que ser pensada para ele, trazendo uma forma simples de comunicação que chegue para esse público ou para outro público que a gente espere alcançar. E como a maioria de nós, envolvidos no projeto, somos educadores musicais, faz parte da nossa pesquisa diária essa forma de comunicação. Fazer esse processo de pesquisa textual e comunicacional através da rádio está sendo muito interessante”. O programa "Escuta Aqui" foi selecionado por meio do edital(01/2017) e está previsto para ser lançado até o fim do segundo semestre acadêmico de 2017. 
 
João Lucas Rodrigues Palma, aluno do quinto período de Engenharia Metalúrgica, compõe a equipe de captação de áudio, edição e sonoplastia da emissora. Ele relata que, apesar de o curso escolhido não ter afinidade com a Comunicação Social, sempre teve interesse por esta área. "Eu acho que entrando na equipe da rádio eu consegui aprender mais sobre a área de comunicação e até fiquei em dúvida sobre minha escolha de curso. Atualmente, o mercado quer que cada vez mais você seja qualificado, não só na sua área, mas também em outras. Você tem que saber um pouco de cada. E aqui na rádio eu começo a lidar com o mercado de trabalho; com as pessoas. Comecei a ter mais desenvoltura. E isso tudo eu posso levar pra minha área. O legal de uma universidade é que você não fica fechado no seu mundo, você conhece o pensamento e o curso de outras pessoas", explica João Lucas. 
 

aleone.jpg

Joyce Fonseca
Para o aluno Aleone Higino, a experiência na Rádio UFOP abriu caminhos
 
O mestrando em comunicação da UFOP e ex- bolsista da 106.3 FM, Aleone Higidio, relata que o ambiente diverso da Rádio UFOP ampliou sua visão de mundo e de mercado, contribuindo para seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional. “Você aprende muito, tanto de radiojornalismo quanto de ética profissional. É um crescimento pessoal. Você estabelece uma série de relações afetivas com toda a equipe que está ali trabalhando e você amadurece muito rápido. Lembro que fiquei na rádio muito tempo e tive a oportunidade de cobrir muitos eventos, que aconteciam dentro e fora da universidade, e isso gerou uma rede de contatos, que depois me possibilitou novos projetos, buscar novos caminhos, crescer profissionalmente, amadurecer academicamente e estabelecer relações as quais eu não teria estabelecido se não estivesse imerso nesse contexto da Rádio UFOP”. 
 
Segundo o Projeto Acadêmico e de Desenvolvimento Institucional para o Sistema de Comunicação Integrada na UFOP, a participação ativa da comunidade universitária na Rádio tem como objetivo “facilitar a interlocução entre os diversos setores sociais e transmitir o conhecimento de forma dinâmica, de modo que contribua na formação de uma sociedade mais justa e igualitária”. Em 2017, os programas propostos pela comunidade acadêmica passaram a ser selecionados por meio de edital. Os proponentes receberam suporte técnico da equipe da Rádio, a partir de apontamentos sobre a construção dos textos radiofônicos, locução e adequação ao gênero jornalístico, além de apoio com a captação de áudio, edição e sonoplastia. “O propósito é incentivar a utilização da rádio como instrumento educacional, presencial e a distância”, conforme estabelecido pelo Projeto Acadêmico. 
 
Memória 
A Rádio UFOP está produzindo uma série de entrevistas com estudantes, professores e técnicos administrativos, entre outros colaboradores, que contribuíram com a emissora ao longo dos seus 19 anos de atuação. Os dados são divulgados por meio de produtos de rádio, impressos e de plataformas digitais. 
 
Confira o blog do Projeto Memória Rádio UFOP e Memória em Fotos

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais