Ir para o conteúdo

Ouvintes contam suas experiências com a Rádio UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Com Larissa Lana
Em depoimentos de curta duração realizados para integrar o Projeto Memória Rádio UFOP, ouvintes contam como é a relação com esse veículo de comunicação e, em especial, com a 106.3 FM. Programação musical, conteúdo jornalístico, entretenimento, conhecimento e apontamentos para melhorias da irradiação de sinal estão entre os temas presentes nos relatos dos entrevistados. 
 
“No meu trabalho, adoto bem mais o rádio do que a TV e a internet. Estou sempre por dentro das notícias e das músicas”, comenta José de Jesus Pedrosa, que é técnico em eletrônica e radioamador. Ele acredita que, desde quando inventaram as primeiras transmissões, o veículo se tornou indispensável para o ser humano. Sobre a Rádio UFOP, José Pedrosa destaca a programação jornalística e musical e a necessidade de haver maior interação da população com a emissora e vice-versa. 
 

1.jpg

Larissa Lana
José Pedrosa
José Pedrosa
 
O presidente da Fundação Sorria, Aluísio Fortes de Drummond, se intitula apreciador de música e acredita que deveriam existir mais informações sobre as canções que vão ao ar. “Por ser uma rádio educativa, ela deveria valorizar mais os autores, os letristas, coisa que nem sempre faz. Além da programação musical, eu sou ávido de informação, porque nós estamos vivendo um período muito crítico na estrutura política do Brasil atualmente. Então, eu quero saber de tudo que está acontecendo”, ressalta o dentista. 
 
Dirce Maria Pena Simões da Silva conta que seu amor pelo rádio surgiu por meio do pai, José Caetano Pena, que ligava o aparelho todas as manhãs e reunia a família para escutar. Para a aposentada, não existe nada melhor do que levantar cedo, ligar o aparelho e receber um bom dia do locutor. Ela considera que essa energia emitida é extremamente positiva para as pessoas. Dirce Simões escuta a emissora há nove anos e aprecia a programação musical, jornalística e os programetes (programas de curta duração). “No dia em que eu me levanto e vocês estão fora do ar, eu fico desassossegada. Parece que está faltando alguma coisa.” 
 
Hélio Botaro é outro ouvinte assíduo da emissora. Seu programa predileto é o Café Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, entre 9h30 e 12h. “Eu ouço rádio para me manter informado e para minha distração. E quando colocam aquelas músicas dos anos 1950, 1960, 1970, principalmente as da Jovem Guarda, eu gosto muito. Você volta ao passado. É maravilhoso.” 
 
A professora do Departamento de Educação da UFOP, Rosa Maria da Exaltação Coutrim, acompanha a emissora desde 1999 e a sintoniza todos os dias durante seu trajeto para o trabalho. A docente acredita que o veículo é uma importante fonte de conhecimento e também de entretenimento, e destaca que a programação foi amadurecendo e se diversificando. A pesquisadora enfatiza que a irradiação de sinal da 106.3 FM deveria ser maior. 
 

2.jpg

Gabriel Ferreira
Aluísio de Drummond
 
 
Rádio UFOP 
 
Concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP), a Rádio UFOP foi criada em 21 de agosto de 1998. Suas produções são de caráter público e educativo, alinhadas ao Projeto Acadêmico para o Sistema de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Resolução CUNI nº 1079) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025. 
 
Para o registro e divulgação de sua história, o Projeto Memória tem como objetivo investigar as produções educativas e levantar informações sobre a participação dos colaboradores ao longo destes quase 20 anos. Entre suas diversas ações, foram produzidos 52 podcasts "Memória, minha experiência com o rádio" lançados, no ano passado, para celebrar seus 19 anos. Outras informações sobre a emissora você confere no Portal UFOP, na guia Comunicação. 
 
Podcasts "Memória, minha experiência com o rádio": 
 
 

3.jpg

Larissa Lana
Hélio Botaro
 

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais