Ir para o conteúdo

TV UFOP participa do MAX - Minas Gerais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Universidade Federal de Ouro Preto, representada pela TV UFOP, está participando da rodada de negócios da MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo. A feira, que é o maior evento regional de fomento ao audiovisual do país, acontece em Belo Horizonte até 26 de agosto.

A Universidade concorre com três projetos educativos: "Veredas", que possui foco na educação ambiental, ecoturismo e desenvolvimento sustentável; "Pé da Letra", com uma temática infantil e explicativa sobre os ditados populares; e "Congadeiros", que lança um olhar sobre a tradicional Festa do Reinado em Ouro Preto. 

Segundo a coordenadora de conteúdos da TV UFOP, Fernanda Luiza Teixeira Lima, os projetos serão apresentados para concorrer a incentivos financeiros de players do evento, como o Canal Brasil, Rede Minas, Canal Futura e outras emissoras que buscam programas educativos para suas grades de programação. O recurso arrecadado na feira será revertido na compra de materiais e equipamentos que entrarão para o patrimônio da Universidade. 

"A participação nesse evento é muito importante para fortalecer o caráter educativo da programação da TV UFOP, assim como colocar o nome da Universidade em destaque nacional e internacional", ressalta Fernanda.

Conheça os programas:

Programa Veredas - busca promover a educação ambiental e contribuir para as reflexões sobre o uso consciente dos recursos da natureza, as possibilidades do ecoturismo, as variadas aventuras em meio à natureza e o próprio desenvolvimento sustentável. As narrativas adentram belezas naturais e paisagens exuberantes, apresentando conteúdo informativo sobre fauna, flora, relevo, além de abrirem espaço para as lendas e causos, formados a partir da cultura popular e relacionados às trilhas registradas. Os caminhos metafóricos e plurais de "Veredas" propõem um olhar mais cuidadoso e sensível para a natureza que circunda cada um de nós!

Programa Congadeiros - série de 6 episódios, com duração de 10 minutos, que lança um olhar sobre uma importante tradição do interior de Minas Gerais. O Congado é uma tradição religiosa, com influência da cultura africana em suas origens, ainda hoje celebrada no Brasil, em estados como a Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e com singularidades em Minas Gerais. Resgatando história e cultura, desde a trajetória iniciada por Chico Rei, até a difícil tarefa de passar essa cultura por gerações, essa série mostra o quão transformador é esse rito, por fortalecer a identidade cultural de uma comunidade da cidade de Ouro Preto. Pela voz dos devotos e participantes do Congado, essa manifestação se mostra por um viés afetivo, o que ressalta o valor de pertencimento da comunidade à cidade histórica e que defende seus valores. O formato documental garante essa voz da comunidade, sem a interferência narrativa romantizada que se percebe em apresentações gerais da cultura nacional: são valores, desafios, sensações e subjetivações vistos e ouvidos por quem, de fato, vive a tradição, com afeto e paixão, fé e devoção.

Pé da Letra - primeiro programa infantil criado pela TV UFOP, propõe uma “brincadeira”, na qual crianças explicam os significados dos ditados populares. Por intermédio da brincadeira com a denotação e a conotação, as crianças inventam histórias e interpretam os ditados. As gravações acontecem em escolas públicas e privadas da cidade de Ouro Preto. O programa foi aprovado no edital do Ministério das Comunicações para pesquisa em TV interativa e é o primeiro da TV UFOP a possuir uma tecnologia que garante ao espectador a interação educativa com o conteúdo apresentado.

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais