skip to content

TV UFOP participa do MAX - Minas Gerais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Universidade Federal de Ouro Preto, representada pela TV UFOP, está participando da rodada de negócios da MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo. A feira, que é o maior evento regional de fomento ao audiovisual do país, acontece em Belo Horizonte até 26 de agosto.

A Universidade concorre com três projetos educativos: "Veredas", que possui foco na educação ambiental, ecoturismo e desenvolvimento sustentável; "Pé da Letra", com uma temática infantil e explicativa sobre os ditados populares; e "Congadeiros", que lança um olhar sobre a tradicional Festa do Reinado em Ouro Preto. 

Segundo a coordenadora de conteúdos da TV UFOP, Fernanda Luiza Teixeira Lima, os projetos serão apresentados para concorrer a incentivos financeiros de players do evento, como o Canal Brasil, Rede Minas, Canal Futura e outras emissoras que buscam programas educativos para suas grades de programação. O recurso arrecadado na feira será revertido na compra de materiais e equipamentos que entrarão para o patrimônio da Universidade. 

"A participação nesse evento é muito importante para fortalecer o caráter educativo da programação da TV UFOP, assim como colocar o nome da Universidade em destaque nacional e internacional", ressalta Fernanda.

Conheça os programas:

Programa Veredas - busca promover a educação ambiental e contribuir para as reflexões sobre o uso consciente dos recursos da natureza, as possibilidades do ecoturismo, as variadas aventuras em meio à natureza e o próprio desenvolvimento sustentável. As narrativas adentram belezas naturais e paisagens exuberantes, apresentando conteúdo informativo sobre fauna, flora, relevo, além de abrirem espaço para as lendas e causos, formados a partir da cultura popular e relacionados às trilhas registradas. Os caminhos metafóricos e plurais de "Veredas" propõem um olhar mais cuidadoso e sensível para a natureza que circunda cada um de nós!

Programa Congadeiros - série de 6 episódios, com duração de 10 minutos, que lança um olhar sobre uma importante tradição do interior de Minas Gerais. O Congado é uma tradição religiosa, com influência da cultura africana em suas origens, ainda hoje celebrada no Brasil, em estados como a Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e com singularidades em Minas Gerais. Resgatando história e cultura, desde a trajetória iniciada por Chico Rei, até a difícil tarefa de passar essa cultura por gerações, essa série mostra o quão transformador é esse rito, por fortalecer a identidade cultural de uma comunidade da cidade de Ouro Preto. Pela voz dos devotos e participantes do Congado, essa manifestação se mostra por um viés afetivo, o que ressalta o valor de pertencimento da comunidade à cidade histórica e que defende seus valores. O formato documental garante essa voz da comunidade, sem a interferência narrativa romantizada que se percebe em apresentações gerais da cultura nacional: são valores, desafios, sensações e subjetivações vistos e ouvidos por quem, de fato, vive a tradição, com afeto e paixão, fé e devoção.

Pé da Letra - primeiro programa infantil criado pela TV UFOP, propõe uma “brincadeira”, na qual crianças explicam os significados dos ditados populares. Por intermédio da brincadeira com a denotação e a conotação, as crianças inventam histórias e interpretam os ditados. As gravações acontecem em escolas públicas e privadas da cidade de Ouro Preto. O programa foi aprovado no edital do Ministério das Comunicações para pesquisa em TV interativa e é o primeiro da TV UFOP a possuir uma tecnologia que garante ao espectador a interação educativa com o conteúdo apresentado.

Veja também

16 Novembro 2017

du_do_veloso.jpg Divulgação Du do Veloso participa do primeiro episódio A TV UFOP, em parceria com a Casa de Cultura Negra...

Leia mais

7 Novembro 2017

A nova temporada do Vida de Estudante chega ao terceiro episódio, que fala sobre mães na universidade. O episódio traz...

Leia mais

6 Novembro 2017

Ao longo de sua história, a Rádio UFOP vem desenvolvendo o incentivo à pluralidade de opiniões, correntes de pensamento e...

Leia mais

31 Outubro 2017

Memória, força, machismo, resistência. Esses são alguns dos temas evocados pelo documentário AtingidAs, no qual Maria Aparecida Lanna, Maria do...

Leia mais