skip to content

Comunidade pode participar da confecção dos Tapetes Devocionais das comemorações da Semana Santa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) convida toda a comunidade da UFOP para participar da confecção dos tapetes a partir das 21h do sábado de Aleluia, dia 15. Os trabalhos continuam durante a manhã do domingo de Páscoa, após o fechamento das ruas pela Guarda Municipal. 

O trajeto se inicia em vários pontos: Igreja São Francisco de Assis, Largo do Coimbra, Rua Cláudio Manoel (Ouvidor), Praça Tiradentes, Rua Conde de Bobadela (Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito (Largo do Cinema), Rua São José, Praça Silviano Brandão, Rua Getúlio Vargas, Largo do Rosário e Igreja Nossa Senhora do Rosário. 

Patrimônio imaterial de Ouro Preto, os tapetes devocionais encantam moradores e turistas que passam pelo trajeto da Procissão da Ressurreição, lembrando a chegada de Jesus a Jerusalém. O evento deste ano marca em Ouro Preto os 284 anos da reinauguração da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, conhecido como Triunfo Eucarístico. 

A arte de fazer tapetes é uma manifestação coletiva da iconografia Cristã, à qual serragens, ciprestes, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro, cal e outros elementos característicos do local dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos cristãos. 

A Prefeitura irá disponibilizar mais de oito caminhões de serragem tingidas com anilina, mas cada voluntário tem a liberdade de levar seus pigmentos. Além de colaborar com a criatividade para a confecção dos tapetes, os participantes podem levar moldes e formas.

Veja também

14 Agosto 2017

É com pesar que a Universidade Federal da Ouro Preto comunica o falecimento de José Leite Simplício Filho, conhecido por...

Leia mais

8 Agosto 2017

A 5ª edição do projeto Universidade Desce o Morro (UDM) aconteceu na Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria, no...

Leia mais

1 Agosto 2017

Pesquisar, prevenir e lutar contra a violência de gênero. Essa é a proposta da Rede de atenção às mulheres na...

Leia mais

27 Julho 2017

A estudante de Educação Física Lourdes Aparecida Fernandes conquistou medalha de prata na modalidade 10km da corrida noturna de montanha...

Leia mais