Ir para o conteúdo

Estudante leva poesia às pessoas através de garrafas recicladas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Larissa Salustiano
O estudante de Artes Cênicas da UFOP, Anderson Valfré, desperta a sensibilidade das pessoas por meio da leitura de poesias envoltas em garrafas de vidro recicladas espalhadas por diversos cantos da cidade. O projeto Transvê Poesias surgiu em abril de 2014 e, com dois anos e meio, já possui em seu histórico mais de 2 mil garrafas poéticas espalhadas por todo Brasil. 

“A ideia é que os versos toquem o outro neste encontro dele com o poema e o incentive a levar (de forma gratuita) uma ou mais garrafas poéticas. Com isso o projeto amplia dentro do que se propõe reciclar, levar poesia e incentivar a leitura”, ressalta Valfré.

Até o presente momento, foram 31 Intervenções Poéticas que aconteceram em Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina. Dividindo-se em seis cidades distintas, sendo 21 na cidade histórica de Ouro Preto/MG, uma em Mariana/MG, uma em Vila Velha/ES, uma em Vitória/ES, seis em Linhares/ES e uma em Timbó/SC. As garrafas encontram-se disponíveis para serem levadas por qualquer pessoa que se interessar.  

13680237_1715407982054173_8577128582148754983_o.jpg

Pedro Augusto Menegheti
Pessoas leem as garrafas poéticas durante almoço na Universidade
Segundo Valfré, as Intervenções Poéticas possuem como base levar a poesia ao encontro das pessoas, surpreendendo-as no cotidiano com garrafas poéticas penduradas por diversos espaços. “Neste encontro da pessoa com o poema é que surge a poesia ao nosso ver, esse afeto que reverbera no presente, estando as garrafas disponíveis gratuitamente para serem levadas por qualquer pessoa que encontre uma e seja tocado, transpassado por tal poema. Foi fomentando dessa maneira a reciclagem, sensibilizando através da poesia e incentivando a leitura que fomos espalhando garrafas e atingindo as pessoas no seu cotidiano”, revela.

OFICINAS - São duas ações praticadas que se somam, Oficinas e Intervenções. Na primeira, as oficinas de Escrita Poética possibilitam uma prática de discussão do lugar da poesia, sua escrita e a concretização dos versos que surgem na oficina em garrafas. 

A segunda ação são Intervenções Poéticas, que começam na preparação do jornal que é colado na parte externa da garrafa e, logo após, recebe um poema impresso sobrepondo este e a garrafa (prática oferecida na oficina). Após a preparação, as garrafas poéticas seguem para a intervenção, ornamentando o lugar escolhido como: praças, postes e árvores, levando a finalização do processo de concretização ao público.
 

13268065_1684920011769637_4063977619922953325_o.jpg

Diego Formiga
Participantes da oficina produzem suas próprias garrafas
 
Foram nove edições, totalizando mais de 150 participantes entre crianças, adolescente e adultos, passando por escolas, bibliotecas, universidades e eventos culturais. Em todas elas, os alunos produziram poemas, participaram ativamente da construção conjunta do entendimento e fazer poético.
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais