skip to content

I Encontro de Agricultura Familiar trouxe muitos debates nessa sexta (19)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
Bananas, alfaces e cenouras coloriram a saída do Restaurante Universitário (R.U.) nesta manhã de sexta (19). Fornecendo uma diversidade alimentar e incentivando o consumo consciente, essa feira fez parte como uma atividade do I Encontro de Agricultura Familiar da UFOP, que ocorreu hoje no auditório do Departamento de Geologia (Degeo).
 
Uma iniciativa de parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex), Secretaria de Desenvolvimento Agrícola (SEDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), DEARQ, DEPRO e DECSO, esse primeiro encontro teve como objetivo principal debater a importância da agricultura familiar e criar planos e parcerias para a compra institucional que a Universidade vai fazer com os agricultores da região, considerando que agora 30% do alimento consumido pelas instituições federais devem ser adquiridos do pequeno agricultor.
 
DEBATES - A manhã foi de abertura e apresentação dos colaboradores. Na parte da tarde foi a hora das palestras e mesas de debates. 
 
A mesa “Agricultura Familiar, contexto e produção nos municípios de Ouro Preto e Mariana”, mediada pela professora do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia (DEPRO), Francisca Viana, contou com a presença da professora do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social, Marisa Singulano, e do agrônomo Daniel Mulalli, membro da Rede Agroecológica Raízes da Mata, coordenador do Ecocentro de Permacultura - Viçosa/MG (EKOPEV) e cooperado na Organização Cooperativa Agroecológica (OCA). 
 
Singulano, que coordenou a primeira feira de agricultura familiar no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no último dia 30 de janeiro, em Mariana, falou sobre a importância de se criar espaços para discussões desta natureza. Segundo ela, a ideia é realizar mais feiras na Universidade, lembrando, ainda, que o objetivo de tais eventos é, por meio desenvolvimento local, gerar renda para o agricultor. Disse também que tais iniciativas se apresentam como meios de aproximar a universidade da sociedade.
 
BIODIVERSIDADE - Para Murelli, representante do EKOPEV, que relatou aos presentes suas experiências em busca de uma agricultura não convencional, a agroecologia é um tipo de agronomia baseada na biodiversidade que busca dar mais qualidade ao alimento, "sem venenos, sem agrotóxicos". Além dessas explanações, ele alertou ainda para a importância de se guardar sementes como meio de propagar e não se perder a ancestralidade dos produtos.
 
PORTA QUE SE ABRE - O professor do Departamento de Arquitetura e um dos organizadores do evento, Mauricio Leonard, contou que esse encontro abre uma porta muito grande para o estabelecimento de um mercado de consumo da agricultura local, trazendo, assim, o desenvolvimento social e econômico para essa região. Ele disse, ainda, que em eventos dessa natureza parceiros se encontram com os agricultores, estabelencendo diretrizes e planos para compras institucionais.
 
Outro aspectos destacado por Leonard foi o fato de que a agricultura familiar transcende o aspecto da comercialização dos alimentos, uma vez que "envolve toda uma relação com o território nos campos do trabalho e de acesso à cultura".
 
E ai, você sabe de onde vem o alimento que você consome?

Veja também

1 Setembro 2017

A Geoconsultoria Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Geológica da UFOP, iniciou neste mês o Programa Educacional de Geologia...

Leia mais

23 Agosto 2017

Um grupo de 85 estudantes do 8º ano da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz (EMAAQ), de Itabirito (MG), realizou nesta...

Leia mais

14 Agosto 2017

É com pesar que a Universidade Federal da Ouro Preto comunica o falecimento de José Leite Simplício Filho, conhecido por...

Leia mais

8 Agosto 2017

A 5ª edição do projeto Universidade Desce o Morro (UDM) aconteceu na Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria, no...

Leia mais