skip to content

7ª edição do Empreenda em Ação promove projetos inovadores desenvolvidos na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antônio Laia
Realizado pela UFOP, por meio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec), o evento, que aconteceu na última quinta (16), recebeu 12 equipes que mostraram projetos na forma de apresentações orais para o público. Ao longo da tarde, entre as exibições, foram realizados truques ilusionistas pelo Mágico Elias, que divertiu o público e trouxe um ar mais descontraído ao evento. 
 

empreenda5.jpg

Antônio Laia
Apresentação de truques de mágica contou com a participação de voluntários da plateia
 
O organizador da competição, André Luís Silva, destaca que o evento é parte de um objetivo maior de criação de um ecossistema de empreendedorismo na Universidade. "Estamos fomentando com os estudantes a criação de oportunidades de empresas e de nogócios". O Empreenda em Ação também é uma atividade de prospecção do Incultec, já que o projeto que fica com o primeiro lugar tem uma vaga na incubadora.

Segundo Leonardo Pinto Coelho, estudante de Engenharia de Produção e membro da equipe que conquistou o primeiro lugar na competição, "as disciplinas de Empreendedorismo proporcionam aos alunos uma maior visão de mercado", e agora, com o prêmio, "haverá um apoio maior para que o projeto continue e vire uma empresa, de fato", afirma.

Nessa edição, os projetos premiados pelo júri foram:
1º: Student BNB
2º: Cerveja Gestor
3º: Eco-cubo
 

empreenda4.jpg

Antônio Laia
Alunos criam, planejam e apresentam modelos de negócios reais
 
O EVENTO - Idealizado pelo professor Álvaro Rodrigues Pereira Junior, do departamento de Computação, o Empreenda em Ação consiste em uma competição de planos de negócios na qual as equipes, formadas por alunos das disciplinas de Empreendedorismo da UFOP, criam, planejam e apresentam modelos de negócios reais. As apresentações são feitas através do modelo pitch, um discurso de vendas de curta duração, bastante comum em startups que buscam investimento.

O diferencial do Empreenda em relação a outras competições de empreendedorismo é a maior participação dos estudantes no processo, que produzem os planos de negócios e os desenvolvem integralmente como parte da disciplina do curso. Esse maior envolvimento com o projeto tem como objetivo colocar os alunos em contato direto com profissionais da área e investidores em potencial que usualmente compõem a banca de avaliadores do evento. 
 
Confira a matéria produzida pela TV UFOP sobre o evento: