skip to content

Palestra do professor da UFF abre a III Jornada de Estudos em Fotografia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde
Com: 
Mariana Reis
Com o tema "Da ética do testemunho a uma outra retórica da imagem", a palestra de abertura da III Jornada de Estudos em Teorias da Fotografia, ministrada pelo prof. dr. Benjamim Picado, aconteceu na noite desta quarta-feira (21), no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). 
 
Com base nas pesquisas de Vincent Lavoie, historiador da fotografia da Universidade do Quebec, em Montreal, Benjamim falou sobre a história das práticas fotográficas e como a imagem é mais que um mecanismo de dispositivo óptico: ela se aplica nos discursos testemunhais e vem sendo utilizada como objeto de análise nas práticas forenses. 
 
Os professores Frederico Tavares e Ana Carolina Santos, do curso de jornalismo e mediadores da palestra, ressaltaram a importância do intercâmbio com outras universidades por meio de grupos de pesquisa acadêmica. "O evento acontece pensando justamente nesse diálogo entre os grupos. São quatro universidades, além da UFOP, que integram a Rede Grafo: a Federal Fluminense, a de Sergipe, a do Paraná e a da Bahia. Essa troca de conhecimento é muito enriquecedora", afirma Ana Carolina. Para Samara Araújo, mestranda em Comunicação e Temporalidades na UFOP, o fato de o evento (que acontece de forma itinerante) ser realizado este ano nos campi de Mariana é um ganho muito grande para a Universidade. "Serão três dias muito proveitosos, e as palestras estão com temas muito interessantes para aqueles que têm interesse em estudos fotográficos", comenta ela.
 
A III Jornada de Estudos em Teorias da Fotografia acontece até sexta-feira (23), na Hemeroteca do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP em parceria com a Rede Grafo e conta com o apoio  da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Confira aqui a programação completa.

Veja também

15 Maio 2018

A DOF solicita a todos os bolsistas que verifiquem, até o dia 31 de maio, se suas contas bancárias cadastradas...

Leia mais

9 Maio 2018

Em virtude da convocação para o curso preparatório com os docentes envolvidos no processo de seleção para professor efetivo, o...

Leia mais

2 Abril 2018

Foram abertas novas turmas para a matéria de Libras (LET 966). As matrículas podem ser feitas do dia 02 ao...

Leia mais

28 Março 2018

Interessados em disputar o edital Fapemig de seleção de professores tutores para atuar em programas de iniciação científica nas escolas...

Leia mais