skip to content

Professor da UFOP participa da produção de livro para ensino médio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O professor da UFOP, Fábio Silva, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, integrante do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, é um dos organizadores do livro "Sequências didáticas: propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas".

sequencias.png

Divulgação
O livro apresenta sequências didáticas de biologia para o ensino médio.
A obra é resultado de um projeto de pesquisa fomentado pelo Edital CAPES - FAPEMIG 13/2012 — Pesquisa em Educação Básica, que vem de um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto, uma produção coletiva entre pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e UFOP, tem o título "Elaborando Sequências Didáticas para o Ensino Médio de Biologia" e foi coordenado pelo professor Francisco Ângelo Coutinho, da UFMG.

No livro, são apresentadas sequências didáticas de biologia para o ensino médio, orientadas pelos seguintes enfoques: da Abordagem, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), questões sociotécnicas ou técnico-científicas e o ensino de ciências por investigação. "Com a opção desses referenciais, há o comprometimento com o desenvolvimento de estratégias didáticas que se abrem para a confrontação com diferentes problemas que afligem e influenciam a vida das pessoas, mas que são pouco abordados nas aulas de biologia", explica o professor Fábio.

Ainda segundo o professor, essa é uma produção inovadora. "Ela deve trazer muitas contribuições para as aulas de biologia, e trazer novas reflexões para a formação de professores das licenciaturas das ciências naturais", diz.

O livro ainda conta com um capítulo que tem como uma das autoras a mestranda Juliana Oliveira. Com o título "Do estatuto do embrião às pesquisas envolvendo células-tronco embrionárias: uma abordagem ator - rede para alunos de ensino médio", o texto aborda o tema de sua pesquisa.

 

Veja também

20 Novembro 2017

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi criado para verificar e compreender como anda o rendimento dos alunos...

Leia mais

1 Novembro 2017

Na última terça (31), aconteceu mais uma edição do Sala Aberta, organizado em parceria pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através...

Leia mais

21 Setembro 2017

Os candidatos convocados para matrícula de Ensino a Distância (EaD) deverão realizá-la nos Polos de Apoio Presencial, na próxima terça...

Leia mais

21 Agosto 2017

Por meio de uma linguagem lúdica e de ilustrações, o livro "Quantas estrelas existem no mar?" tem a proposta de...

Leia mais