Ir para o conteúdo

Professor da UFOP participa da produção de livro para ensino médio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O professor da UFOP, Fábio Silva, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, integrante do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, é um dos organizadores do livro "Sequências didáticas: propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas".

sequencias.png

Divulgação
O livro apresenta sequências didáticas de biologia para o ensino médio.
A obra é resultado de um projeto de pesquisa fomentado pelo Edital CAPES - FAPEMIG 13/2012 — Pesquisa em Educação Básica, que vem de um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto, uma produção coletiva entre pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e UFOP, tem o título "Elaborando Sequências Didáticas para o Ensino Médio de Biologia" e foi coordenado pelo professor Francisco Ângelo Coutinho, da UFMG.

No livro, são apresentadas sequências didáticas de biologia para o ensino médio, orientadas pelos seguintes enfoques: da Abordagem, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), questões sociotécnicas ou técnico-científicas e o ensino de ciências por investigação. "Com a opção desses referenciais, há o comprometimento com o desenvolvimento de estratégias didáticas que se abrem para a confrontação com diferentes problemas que afligem e influenciam a vida das pessoas, mas que são pouco abordados nas aulas de biologia", explica o professor Fábio.

Ainda segundo o professor, essa é uma produção inovadora. "Ela deve trazer muitas contribuições para as aulas de biologia, e trazer novas reflexões para a formação de professores das licenciaturas das ciências naturais", diz.

O livro ainda conta com um capítulo que tem como uma das autoras a mestranda Juliana Oliveira. Com o título "Do estatuto do embrião às pesquisas envolvendo células-tronco embrionárias: uma abordagem ator - rede para alunos de ensino médio", o texto aborda o tema de sua pesquisa.

 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais