Ir para o conteúdo

7º ato do (R)existir é Preciso discute jornalismo em contexto atual

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O 7º ato do coletivo (R)existir é Preciso reuniu estudantes, professores e moradores de Mariana para falar sobre coragem no atual contexto político-social. O evento foi realizado ao longo da última terça (22), no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
 
Intitulada "(R)existir é Preciso: coragem, coragem!", a edição iniciou com intervenção surpresa do Restaurante Universitário (RU) do ICSA. Vestidos de preto, membros do coletivo entraram no restaurante e recitaram frases de resistência, relembrando as execuções de Igor Mendes, Marielle Franco e Matheusa e a importância de ter coragem para combater o racismo e o machismo.
 
Em seguida, estudantes de Jornalismo se reuniram no auditório para assistir ao documentário "Cássia", de Paulo Henrique Fontenelle. Após a sessão, os alunos convidados Matheus Bragansa e Miriã Souza, sob a mediação do professor Cláudio Coração, comentaram o filme cujo enredo retrata a biografia da cantora Cássia Eller. Seguindo a programação, estudantes aproveitaram a oportunidade do palco aberto para mostrar talentos artísticos. 
 

1.jpg

Fábio Augusto
Alunos se apresentam no Palco Aberto
 
CORAGEM - Na mesa de encerramento, a jornalista Maria Inês Nassif lançou o livro "A enciclopédia do golpe - vol. 2: o papel da mídia". Com base na publicação, a convidada contextualizou o público sobre o desenvolvimento da coleção e participou de bate-papo, momento em que ressaltou a importância de registrar a narrativa de oposição à grande mídia.
 
Considerando o papel da mídia na interpretação do mundo, Maria Inês suscitou, ainda, a necessidade de construir as narrativas, sobretudo jornalísticas, em cima da verdade. "Essa geração de jovens, que será o futuro do jornalismo, tem muito mais consciência do papel da imprensa nesse momento da nossa vida e do tipo de dominação que exerce sobre todos nós, dentro da nossa casa, na nossa família [...] e [por esse motivo] é com vocês que a gente tem que debater o jornalismo", pontuou.
 
Mediada pelo professor Fred Tavares, a mesa teve participação assídua do público, formada majoritariamente por estudantes do segundo e do terceiro período do curso.
 
Para Fred, coragem é mais que sentimento, é lugar de reconhecimento e reflexão. "O título da palestra de hoje [coragem, coragem!] tem a ver com esse lugar de consciência do agora sobre o antes e o depois, do qual nós faremos parte. É preciso sim, coragem, para nós como sujeitos, como sociedade, e coragem também para registrar o momento em que estamos vivendo", acrescentou.
 
(R)EXISTIR - Criado em 2016, o coletivo (R)existir é Preciso trabalha, a cada edição, com o intuito de debater o cenário político e o papel da imprensa na perspectiva da comunicação na sociedade.

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais