Ir para o conteúdo

Campus Aberto é voltado para Outubro Rosa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira

O Campus Aberto, realizado pela UFOP no Campus Morro do Cruzeiro durante todo o sábado (20), teve suas atividades voltadas principalmente às mulheres, como apoio à campanha do Outubro Rosa, mês reservado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Junto com o Campus Aberto, também foi realizada a campanha Fios de Solidariedade, promovida pela UFOP há cinco anos, que disponibiliza cortes de cabelo gratuitos para quem deseja doar alguns centímetros de seus fios para a confecção de perucas, como forma de melhorar a autoestima de mulheres diagnosticadas com câncer ou em recuperação. No total, foram doadas cerca de 150 mechas de cabelo. Maquiagem, manicure e design de sobrancelha também foram oferecidos.

06695_campus_aberto_rosa_11_5697251158535341841.jpg

Lívia Ferreira
Adriana Dias doou cabelo e ganhou um tratamento de beleza
Elizabeth Aparecida dos Santos, conhecida como Bethy, cabeleireira em Ouro Preto há 12 anos, é voluntária do Fios de Solidariedade há três. Ela, que também dá aula de cortes de cabelo, levou suas alunas para ajudarem na iniciativa. "Fomos convidadas e tive a honra de poder ajudar. É sempre bom poder fazer uma coisa boa para alguém que esteja precisando. E é um prazer estar sempre aqui", diz. Beth contou também que passou por alguns procedimentos cirúrgicos que lhe fizeram perder cabelo, e isso a estimula ainda mais a contribuir: "é muito gratificante".

Adriana Dias, dona de casa, doou seu cabelo e foi presenteada com um vale, que lhe garantiu uma maquiagem feita pelas maquiadoras profissionais participantes da campanha. "Estou adorando o evento, vai ajudar várias pessoas, e estou saindo mais bonita, né?", brincou. "É a segunda vez que eu doo. Doei uma vez no Rio de Janeiro, porque eu moro lá. Eu gostei muito de saber do evento aqui e de ter participado". Adriana contou que há cinco anos toma quimioterápicos e que, no começo, seu cabelo caiu bastante. Ela prometeu que, se ele não caísse todo, ela doaria. Então, no sábado, ela passou pelo Campus Morro do Cruzeiro para fazer sua segunda doação. "Muita gente que faz o tratamento perde todo o cabelo e precisa disso para reconstruir sua autoestima", comentou.

Consultora e diretora de vendas, Patrícia Luíza ajudou a embelezar o rosto das mulheres. "A gente se sente muito importante por compartilhar com as outras mulheres esse momento de autoestima e de beleza. O nosso trabalho, além de prestar consultoria, é esse, de levantar a autoestima das pessoas e mostrar como é bom acordar, olhar no espelho e se gostar." Patrícia falou também da importância do Campus Aberto, que, segundo ela, "acolhe todo mundo. As pessoas têm a curiosidade de vir a primeira vez e depois passam a participar sempre".

Os homens não ficaram de fora. Gabriel Rodrigues Couto, estudante do 9º período de Medicina da UFOP, fez sua doação de cabelo após deixar os fios crescerem por três anos. Gabriel diz que "é legal sempre fazer o bem para as pessoas. Tem tanta gente que precisa se sentir bem de novo". Um estande de barbearia também foi montado durante o evento.

06700_campus_aberto_rosa_17_2140814051410769785.jpg

Lívia Ferreira
Educação de saúde para as mulheres
AÇÕES PARA TODA A COMUNIDADE - Além das iniciativas voltadas para o aumento da autoestima das mulheres, também foram realizadas atividades para crianças, atividades educativas sobre saúde — como um estande que ensinava a lidar com a menopausa e outro que abordava a saúde do colo do útero —, atividades sobre preservação do meio ambiente, entre outras.

Doação de mudas e sementes, doação de cães, pintura facial para crianças, roda de leitura, cuidados com a alimentação, roda de capoeira, confecção de bijuterias e de crochê — diversas ações animaram e divertiram pessoas de todas as idades durante todo o dia.

Entre os projetos e programas da Universidade que levaram ações para o evento estão: "Biblioterapia UFOP: Tratando o corpo pela alma"; "Plantas, Mulheres e Saberes"; "Âmbar: Desafios e ações em saúde da mulher"; "Mais saúde: Práticas integrativas em saúde e prevenção em saúde"; "Conversando sobre conservação de espécies da fauna em comunidades do entorno da Floe-Uaimuií", e "Carro Biblioteca". 

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais