Ir para o conteúdo

Comissão da Verdade recebe materiais de memórias do período da ditadura até 30 de maio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O Grupo de Trabalho (GT) da UFOP, integrante da Comissão da Verdade em Minas Gerais (COVEMG), convida os membros da comunidade universitária e a população de Ouro Preto e Mariana a compartilharem suas memórias do período da ditadura civil-militar.

Serão recebidos textos autorais de 5 a 10 páginas, documentos escritos, manuscritos, arquivos fotográficos e cinematográficos referentes ao período de 1964 a 1985. Os interessados podem enviar sua colaboração através do e-mail gtufopcovemg@gmail.com até 30 de maio. 

Os materiais coletados serão úteis à composição do relatório final e do documentário que está sendo preparado pelo GT. 

GT - O grupo, em parceria com a COVEMG, busca promover, através de pesquisas e apuração, a reconstrução da história dos casos cabíveis em suas atribuições, colaborando para que seja prestada assistência às vítimas ou a seus familiares.

Embora seja aberto à contribuição da comunidade, o enfoque principal do grupo é apurar resistência e repressão dentro das escolas e, posteriormente, da Universidade. Na UFOP, participam alunos e professores dos cursos de História e Jornalismo. 

Atualmente o grupo está em processo de ampliação. “O objetivo agora é abarcar as cidades de Ouro Preto e Mariana, para entender como foi vivenciada a ditadura por aqui, e este é um dos objetivos da chamada pelas memórias”, acrescenta Marta Maia, professora coordenadora do GT.  

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais