Ir para o conteúdo

Curso de Letras promove ações extensionistas voltadas ao ensino da língua inglesa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Programa Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (PLA) surgiu em 2004 e integra as atividades extensionistas do curso de Licenciatura em Inglês do curso de Letras. O PLA atua como um campo de experimentação e treinamento didático-pedagógico para estudantes e professores de línguas estrangeiras do curso de Letras. Atualmente, o programa conta com cinco projetos vinculados. Confira abaixo algumas delas. 
 
Curso de Inglês para Adultos - O curso tem duração de até três anos e o objetivo de dar oportunidade de aprendizagem da língua inglesa à comunidade local e aos alunos da UFOP. Com custos abaixo da média (cerca de R$440,00 por semestre), o curso abre turmas semestralmente e é uma forma de aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos estudantes da Licenciatura em Inglês, visto serem os professores que atuam no curso. A idade mínima para participar do curso como aluno é de 14 anos. 
 
Segundo o estudante de Letras e professor do curso de inglês, Rodrigo César Vaz de Miranda, as aulas são planejadas de acordo com a realidade dos alunos. "Construímos as aulas de acordo com a demanda da turma, levando em consideração onde os estudantes estão inseridos, de modo a relacionar a aprendizagem e trazer as aulas para o contexto que eles vivem", explica Rodrigo. 
 
Para Ana Paula de Freitas Mota, aluna do curso e também estudante do terceiro ano do ensino médio, além da melhora já atingida na interpretação da língua inglesa e da habilidade da escuta, o curso proporcionou também incentivo e aumentou o desejo de concretizar uma grande decisão. "Pretendo cursar Letras/Inglês e me tornar professora. Sempre tive isso em mente, e o curso me ajudou muito a consolidar essa ideia e me fez realmente entender que é isso que eu sei fazer e de que eu gosto", conclui Ana Paula.
 

curso_de_ingles_para_adultos_aglienemelquiades4.jpg

Agliene Melquíades
Aulas de inglês são ministradas a preço acessível
 
Oficina de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: O Pós-Método em Foco - Ofertada uma vez a cada semestre, a oficina é um projeto vinculado à disciplina "Oficina de Ensino de Língua Inglesa", da matriz curricular do curso de Licenciatura em Inglês. O projeto propõe a discussão sobre práticas pedagógicas, inovações e desafios no ensino da língua. O público-alvo do projeto é composto por estudantes da Licenciatura em Inglês e professores de inglês da região. 
 
De acordo com o coordenador do PLA e da oficina, Sérgio Raimundo Elias da Silva, os temas surgem da demanda dos estudantes e promovem discussões de assuntos que, muitas vezes, a matriz curricular do curso não contempla. "Buscamos aquilo que vemos que é importante de ser acrescentado à formação", afirma Sérgio. 
 
O professor ressalta ainda que a participação de docentes da rede pública e particular enriquece as discussões. "Eles trazem grandes contribuições ao compartilhar sobre a realidade que estão vivendo, e as discussões não ficam apenas no contexto da universidade", pontua o coordenador.
 

curso_de_ingles_para_adultos_aglienemelquiades3.jpg

Agliene Melquíades
Aluno da graduação dá aula no Curso de Inglês para Adultos
Conversation Club - Criado em 2013, o projeto conta atualmente com a parceria com o programa  de intercâmbio norte-americano Fulbright, em que os diálogos são conduzidos por intercambistas  dos Estados Unidos. Por meio de encontros semanais de conversação que envolvem também a  promoção de um intercâmbio cultural pela utilização de recursos como música, filmes e oficinas de  teatro, o projeto fornece espaço para a prática de língua inglesa com falantes nativos e proficientes.  As sessões são gratuitas e abertas a toda a comunidade. 
 
De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Marusso, o Conversation busca mostrar como é  possível incorporar a prática oral da língua estrangeira  para o ensino com pessoas de níveis e  experiências diferentes. "Os encontros não se limitam a um nível específico de domínio do idioma,  abrindo, assim, espaço para quem não é fluente, mas que se interessa em treinar a compreensão  auditiva", afirma Adriana.
 
Para a intercambista Yijin Yang, o projeto tem sido uma oportunidade para conhecer pessoas e  discutir sobre as culturas do Brasil e dos Estados Unidos de maneira descontraída. "Aprendi muito  sobre a cultura brasileira. Falamos sobre a vida universitária, relacionamentos, política eoutros  assuntos", conta Yijin. 
 
O PLA também agrega os projetos “Grupo de Estudo sobre Aprendizagem da Docência - GEAD” e  “Movie Time: o cinema como forma de letramento crítico em língua inglesa”. O primeiro tem como  objetivo promover diálogos e oficinas para aperfeiçoar processos de ensino-aprendizagem e  contribuir para a  formação inicial e continuada de professores de línguas de Mariana e região. Já o  segundo, é uma forma de pensar em novos letramentos a partir da utilização do cinema como  recurso didático-pedagógico.
 
Para mais informações, acesse a página do Centro de Extensão de Mariana (Cemar), ou ligue (31)  3557-9426.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais