Ir para o conteúdo

Ex-aluna de Serviço Social desenvolve trabalho de artes plásticas embasado na teoria social do curso

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
arquivo pessoal

Conviver e lidar com os nossos problemas é uma tarefa árdua do nosso cotidiano. Imagina para quem se dedicou, durante uma graduação, a entender o universo de crianças e adolescentes que são diagnosticados com problemas psiquiátricos e sociais. Esse foi o papel de Aline Souza, ex-aluna do curso de Serviço Social da UFOP. 

Artista desde criança, Aline não se enquadrava nos moldes da sociedade. Brincava com pedras, não gostava de brinquedos. Começou a desenhar por esse motivo. No início, foram os quadrinhos, depois faces de pessoas conhecidas e desconhecidas. Em 2012 pintou sua primeira tela, que, segundo ela, saiu horrorosa. 

Aline estagiou durante dois anos no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), em Ouro Preto. Conviveu com os problemas das crianças e das famílias dos pacientes. A angústia, o medo, a ansiedade foram sentidos em sua pele. A depressão chegou até ela, trazendo a introspecção. A válvula de escape, mais uma vez, foi a arte. 

apatia_2013._pintura_a_oleo_70x50.jpg

arquivo pessoal
Apatia, 2013. Pintura a óleo 70x50

Muitos casos eram difíceis absorver, por isso Aline procurava descarregá-los nas telas. Todos esses sentimentos melancólicos e de agonia agora se tornavam temas para as telas da artista plástica. Espiritualidade, Agonia, Apatia, Confusão e Alienação são alguns dos títulos das obras da artista, que funcionaram como meio de externar todos esses sentimentos vividos em suas experiências e que acabavam por fazer parte de sua essência.

Aline critica o sistema capitalista e o toma como principal fator de exclusão e ausência do sujeito. “O sistema capitalista captura a força de trabalho e não objetiva a manutenção da harmonia social, pois busca apenas o crescimento acelerado do capital, causando uma aceleração no ritmo da sociedade. Ao pensar nos danos causados ao homem nesse sistema econômico, fica evidente como a vida se torna mais difícil e menos prazerosa”, enfatiza. 

No momento, a artista trabalha vendendo suas obras e se prepara para reingressar na UFOP por meio do mestrado oferecido na área de educação. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais