Ir para o conteúdo

Festa Junina marca 10ª edição do Campus Aberto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antonio Laia

O Campus Morro do Cruzeiro foi tomado pelo clima junino neste último sábado (23). Decorada com bandeirinhas, palhas e muita roupa xadrez, a 10ª edição do Campus Aberto reuniu pessoas de todas as idades em atividades de lazer, saúde e conhecimento. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Centro Desportivo (Cedufop).

O destaque do evento ficou nas brincadeiras típicas da festa de São João. Foram oferecidos, para as crianças, jogos como de pescaria e de argola, "bocão", roleta da sorte e correio elegante. Para os ganhadores, foram sorteados brindes educativos que incentivam a leitura e a capacidade criativa. Além disso, foram realizadas uma gincana e uma quadrilha que promoveram a integração entre os pequenos participantes. Já os adultos tiveram participação massiva na competição de forró promovida na edição. O casal vencedor foi contemplado com um jantar no restaurante Casa do Ouvidor. 

junina_3.jpg

Antonio Laia
A dança da laranja estava entre as atrações juninas

O esporte também teve seu lugar marcado neste Campus Aberto. O Cedufop ofereceu tanto para adultos, quanto para crianças, partidas de vôlei, futebol, peteca, futebol americano e tênis. O intuito foi promover, pelas práticas esportivas, uma maior inclusão da comunidade dentro da Universidade, reconhecido como local público e de livre acesso à população. 

Lucas Cerdino, de cinco anos, relata o quanto o evento é importante para a promoção do lazer das crianças. "Aqui tem pouquinhos lugares para brincar. Quando tem essa festa, é uma alegria." Thiago, tio dele, ressalta a importância que o Campus Aberto tem para o desenvolvimento das crianças, pois são oferecidas atividades de promoção do conhecimento. "O carro-biblioteca, por exemplo, incentiva leitura nas crianças que, geralmente, não é feita aos finais de semana", explica.

DENGUE — O evento foi palco também de uma campanha contra o mosquito Aedes aegypt. No mutirão, havia profissionais e alunos da área biológica responsáveis pela divulgação de informações sobre o ciclo das larvas, modos de proliferação do mosquito e suas consequências. Foram disponibilizados livros e panfletos com linguagem infantil para atingir os diversos públicos ali presentes.

TENDAS — As tendas tiveram importante atuação no Campus Aberto. Presentes no evento pela primeira vez, O Centro de Valorização da Vida (CVV - Ouro Preto) disponibilizou voluntários para ouvir as pessoas que precisam de ajuda. Com a missão de apoiar a vida e prevenir o suicídio, o CVV divulgou seus modos de atendimento que são oferecidos gratuitamente a toda população. Acesse o link e conheça mais sobre o trabalho do centro.

Presentes pela décima vez no Campus Aberto, a Associação Ouro-Pretana de Animais (AOPA) disponibilizou animais para adoção responsável. Além disso, realizou projeto de vendas com o intuito de arrecadar fundos para tratar dos animais atendidos pela associação. 

Os alunos do curso de Medicina proporcionaram uma tenda da saúde no campus. Lá, foram realizados exames de aferição de pressão, glicose e orientação para manter uma boa saúde. Caso alguém apresentasse alguma alteração, era oferecida uma instrução para procurar um atendimento médico. 

junina_2.jpg

Antonio Laia
O Campus aberto contou ainda com distribuição de mudas para plantio

FEIRAS — Os artesãos de Ouro Preto e região tiveram seus espaços marcados. Diversos artistas colocaram suas obras à venda em barracas montadas. O objetivo foi divulgar o trabalho local e proporcionar mais um meio de venda das obras de arte e artesanato. 

Também, houve a feira de agricultura familiar, composta de pequenos produtores rurais da região, com verduras e legumes sem agrotóxicos para a venda. O projeto faz parte de programa de extensão da UFOP, coordenado pelo curso de Ciências Biológicas. Saiba mais informações sobre o projeto. 

SHOW — O evento contou com um ensaio aberto do bloco Vilodum de Ouro Preto. A apresentação contou com um repertório eclético que incluía rock, pop e MPB tocados no ritmo típico do Olodum. 

Para conferir mais fotos, acesse no Flickr da UFOP. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais