Ir para o conteúdo

Inauguração do projeto "Casa de Mariana" é parceria entre UFOP e Fernando Morais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
O projeto consiste na criação de um espaço contendo o acervo bibliográfico e audiovisual que Fernando acumulou ao longo de 50 anos como jornalista e escritor.
 
A parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto foi iniciativa do professor do Departamento de Letras, William Menezes, e da professora do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social, Marta Maia, visando o enriquecimento cultural da cidade de Mariana. Fernando Morais acredita que “esse projeto está dando certo porque tem alma, mas também tem esqueleto, tem estrutura”.
 

fm.jpg

Tuila Dias
Na Casa de Mariana, Fernando Morais apresenta seu acervo
 
 
 
A assinatura do acordo ocorreu na tarde desta quarta-feira (18) em Mariana. Para o vice-reitor da UFOP, Hermínio Arias Nalini, que também esteve presente no evento, a iniciativa agregará valor no campo acadêmico, pois será um grande viés de ensino para os pesquisadores da região. Alunos voluntários estão organizando e catalogando o acervo e, assim que este processo for finalizado, o espaço será aberto ao público com toda a documentação digitalizada.

Na parte da noite, o projeto foi apresentado à comunidade no auditório do ICHS. Na sequência, Fernando Morais conduziu a palestra "A escrita como elemento de transformação subjetiva política e cultural".
 
FERNANDO MORAIS - Marianense, Fernando Morais é jornalista, biógrafo e escritor. É autor de A IlhaOlgaChatô - o Rei do BrasilO MagoCem quilos de ouroCorações Sujos, entre outras obras.
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais