Ir para o conteúdo

Novo edital para submissão de propostas extensionistas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Vieira
Com: 
Mariani Barbosa
Elaborado a partir de conversas entre os membros do Comitê de Extensão e do Comitê de Cultura e Arte, em conjunto com o pró-reitor de extensão, Marcos Knupp, e com o pró-reitor adjunto de extensão, Wilson Oliveira, o novo edital foi pensado de maneira a fortalecer as ações extensionistas na UFOP.

O edital, que antes era dividido entre os dois comitês, foi unificado. Dentro da nova proposta, foi acordado também que o período de submissão, que se estendia por todo o ano, será aberto em dois momentos apenas: nos meses de junho e dezembro.

Segundo Marcos Knupp, a escolha por unificar e acabar com o período de fluxo contínuo foi essencial para viabilizar o trabalho da Pró-Reitoria de Extensão. "Isso causava, de certa forma, um grande volume de trabalho, que era descompassado com o que deve ser tratado nos comitês", diz.

Outra alteração significativa foi quanto à duração das ações: agora, os projetos podem ser de até dois anos, enquanto os programas podem ter duração de 5 anos. Marcos comenta que, hoje, na Universidade, "existem projetos que têm longa duração, e que todo ano precisavam entrar no edital para serem avaliados e aprovados, então com isso a gente consegue resolver um problema".

Além disso, foi apresentada também a extinção da exigência de coeficiente mínimo para atividades voluntárias, já que, por lei, até 2025, todos os alunos deverão cumprir 10% da carga horária letiva em ações de extensão. 

NOVO SITE - A PROEX conta também com um novo website, reformulado a partir da nova diretriz da Universidade que propõe a reestruturação dos sites de todas as unidades. A plataforma anterior foi substituída e atualizada de maneira a viabilizar a divulgação de conteúdos relacionados a extensão, como notícias, informações relacionadas a projetos, eventos, oficinas e outras atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão. Acesse e conheça.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais