Ir para o conteúdo

Programa de extensão promove ações no Vale do Jequitinhonha

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Caio Franco
No último fim de semana, o Programa UFOP no Jequitinhonha realizou atividades na área de saúde, alimentação escolar e geração de emprego em Berilo, município que faz parte do Vale do Jequitinhonha.

A partir de uma estrutura montada no Hospital Municipal de Berilo, o projeto “Avaliação clínica laboratorial pós-tratamento de crianças com diagnóstico de Doença de Chagas no Vale do Jequitinhonha/MG” realizou exames de raio X e eletrocardiograma em alguns pacientes, além de colher amostras de sangue para os exames laboratoriais que são realizados na UFOP.

Coordenado pela professora Marta Lana, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB), o projeto reúne professores e alunos do curso de Farmácia. Com mais de 10 anos de existência, sua finalidade é diagnosticar, acompanhar e tratar os moradores chagásicos do município. 

Já no projeto “Plano Municipal de Turismo para Município de Berilo”, são realizados estudos para incentivar o turismo na região. O projeto se baseia na riqueza cultural e histórica da região nos municípios de Berilo, Chapada do Norte e Minas Novas, todas no Vale.

A pedido da comunidade local, a professora Vera Guarda, da Escola de Farmácia e da Cátedra Unesco na UFOP e a bolsista do projeto fizeram uma reunião com lideranças quilombolas do município para conversar sobre as propostas. Além disso, foi realizado um curso de elaboração de projetos para que os grupos locais consigam viabilizar suas ideias, apresentando reivindicações a instâncias de apoio e fomento.

A professora conta que a iniciativa "busca capacitar as mulheres da região para que obtenham mais renda, além de criar a oportunidade para que contribuam com a sobrevivência de recursos ambientais do Jequitinhonha".

O terceiro projeto do Programa, intitulado “Saúde, nutrição e cidadania” é desenvolvido por professores e alunos do curso de Nutrição, cujo objetivo é promover ações com merendeiras para melhorar os cardápios e a nutrição das famílias da região.

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas no site da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais