Ir para o conteúdo

Será exibido documentário de ex-aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O documentário é produzido pelo ex-aluno da UFOP, Aleone Higidio, formado em Jornalismo. O trabalho trata de questões relacionadas à militância LGBT na periferia de Mariana (MG), no bairro Santo Antônio, e será parte da programação da Mostra Cinemas em Rede, que exibirá sete produções audiovisuais em várias salas de cinema do Brasil e promoverá um debate simultâneo entre as salas exibidoras. 

"LGBT de Periferia" mostra como as gêmeas Rayene e Rayele e os amigos Rafael e Vanderson passam pelo processo de construção das suas identidades, sejam elas sexuais, sejam de gênero, e como lidam cotidianamente com as tribulações de uma periferia em uma cidade histórica mineira. Mesmo com a adversidade no relacionamento familiar, na escola e no bairro, os entrevistados mostram também que eles se divertem, dançam e buscam se empoderar todos os dias, o que foi o diferencial mostrado no documentário.

As produções audiovisuais serão exibidas simultaneamente no Cine Vila Rica (Ouro Preto) e nos estados Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Bahia e Espírito Santo. Após, haverá um debate com os diretores de alguns dos filmes apresentados, via conferência em vídeo, que possibilitará um diálogo com o público e com os demais produtores. 

Confira a programação, que será realizada no dia 16 de novembro, às 19h:

Instituição Filme Direção
UFOP LGBT de Periferia Aleone Higidio
UFPel QUIM:ERA Taila Suliman 
UFF DORMENTE Camille P. Frambach
UFSCar De Passagem Bruno Oliveira
UFPB Habitat  Raphael Aragão  
UFRGS Uma Carta Bruna Giuliatti
UFBA a n x i e t a t i s Camila Motta 
UFES Os segredos que a Cal esconde Luana Cabral

Aleone participará do debate juntamente com Taila Suliman (QUIM:ERA), Camille P. Frambach (DORMENTE), Raphael Aragão (Habitat) e Luana Cabral (Os segredos que a Cal esconde). 

O PROJETO - A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. 

É a segunda vez que um filme da Região dos Inconfidentes será exibido no Cinemas em Rede. A primeira foi em agosto deste ano, com a exibição de "Seu Carlito", do ex-aluno Eduardo Moreira. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais