Ir para o conteúdo

UFOP Convida recebe pianista polonês

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em edição realizada nesta última semana de junho, o convidado foi o professor e pianista polonês Dariusz Jerefenko, que ministrou uma palestra sobre teoria musical a partir do legado deixado por Sebastian Bach e a "regra dos oitavos".

O Grupo de Percussão da UFMG, com 16 anos de experiência, também participou do evento, na quarta (29), apresentando um amplo repertório que vai desde a música contemporânea até arranjos de música brasileira.

Encerrando a programação, outro convidado, o pianista Rafael Ruiz, apresentou um recital composto de peças de renomados musicistas, como Mozart, Chopin e o brasileiro Heitor Villa-Lobos.

O PROGRAMA - Já reconhecido no ambiente acadêmico, o UFOP Convida surge com a proposta de aproximar à prática os alunos de Música. As edições trazem músicos de diversos seguimentos para apresentações gratuitas na Universidade. O professor organizador do evento, Edésio de Lara Melo, ressalta a importância do programa para a Universidade, dizendo ser esta uma grande oportunidade para os alunos.

"Uma coisa que eu tenho destacado é que muitos alunos que nós recebemos aqui nunca tiveram a chance de frequentar um teatro, assistir a um recital ao vivo", disse o professor. Segundo ele, a " intenção é que esses artistas mostrem para o nosso público as pesquisas que tem feito nos últimos tempos",  lembrando que muitas obras apresentadas aqui são inéditas. "Há uma troca de experiências entre os professores que também são artistas, são aqueles que lecionam, mas também circulam pelo país tocando pelos palcos brasileiros", conclui.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais