Ir para o conteúdo

A exploração dos sentidos na construção de um corpo desembestado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Matheus Silva

O Teatro da Crueldade e o devir-animal trabalhados para a construção de um corpo desembestado. Esta é a proposta da oficina "O devir-animal e o Teatro da Crueldade: como produzir para si um corpo desembestado?", que foi realizada hoje (14) e tem mais uma edição na sexta-feira, 15, às 9h, na Escola de Minas da Praça Tiradentes. Trata-se de um contexto no qual o ator abdica da racionalidade, de suas sensações e dos conhecimentos do mundo, e passa a explorar as forças da relação entre o homem e o animal. "Não estou falando em se tornar propriamente um bicho, porque isso seria impossível, mas sim explorar as forças e criar uma nova percepção de realidade", afirma o oficineiro Matheus Silva.

Criticando a racionalidade do mundo ocidental e se opondo ao teatro tradicional, o Teatro da Crueldade foi criado pelo dramaturgo francês Antonin Artaud na década de 1920. Para o francês, o teatro deveria surpreender e abalar as certezas que a sociedade adotava. O devir-animal é um conceito criado pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, que leva as pessoas se transformar e ao mesmo tempo explorar esses sentidos. 

A construção do corpo desembestado, que faz parte da pesquisa de Mestrado em artes cênicas de Matheus Silva, é explorar as sensações do próprio corpo quando ele não está dominado pelas sensações que já são comuns para as pessoas.

"Eu gosto de pensar que a oficina não é apenas exercícios de preparação, mas a própria prática, pois estamos  o tempo todo lidando com o acaso, o risco, com o fracasso, com o vazio e com o não preencher de sentido", fala de Matheus sobre a oficina.

PARA HOJE -  E hoje (14), às 20h, o Matheus apresenta o espetáculo "O Corpo Desembestado de Adivinhaadiva", às 20h, também na Sala 35 na Escola de Minas, Praça Tiradentes.

o_corpo_desembestado_de_adivinhaadiva_foto_por_bernardo_gontijo_guimaraes.jpg

Bernardo Gontijo Guimarães
O Corpo Desembestado de adivinhaaDiva


 

Voltar à página do Festival.

 

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais