skip to content

Festival de Inverno traz oficina sobre empoderamento feminino

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em frente ao espelho, elas percebem a si próprias. A tarefa é enumerar três características que acreditam ser positivas e negativas em seus corpos. Após o compartilhamento das auto-observações, cada mulher escolhe três revistas femininas. Este é o clima da oficina "O Empoderamento da Mulher através da Fotografia, ministrada pela fotógrafa Paula Peçanha que, a partir das olhas, lança o seguinte questionamento:  “Vocês não gostam de algo em seus corpos por que incomoda, ou por que não veem aquilo ser representado pela mídia como bonito?”

13633396_10207771310773953_1205444458_o.jpg

Paula Peçanha
O objetivo da oficina era aliar o ensino da técnica da fotografia com a conscientização e empoderamento de mulheres.
A fotógrafa acredita na “influência das fotos que vemos sobre como nos sentimos”, acrescentando que o objetivo da oficina é promover o empoderamento das mulheres e estimulá-las a se valorizar e expor toda a beleza, naturalidade e peculiaridade de cada uma”. As participantes são fotografadas em diversos espaços do ICHS, em ensaios fotográficos que pretendem “causar o reconhecimento e o uso das potencialidades da mulher”.

Para a  estudante de Pedagogia Tamiris Oliveira, o empoderamento trouxe autoconhecimento e mais segurança para enfrentar os desafios do cotidiano. “Se eu não fosse tão decidida comigo mesma, talvez daria mais importância ao que os outros pensam sobre mim. Foi um processo me aceitar como sou e me sentir linda”. 

A turismóloga Laura Esther Silva Barbosa acredita que a roda de conversa auxiliou aos presentes na percepção de que cada mulher tem sobre si mesma. “A oficina foi boa  por ter mulheres de idades diferentes, visões amplas e diversificadas. Quando várias mulheres se reúnem e cada uma expõe sua maneira de pensar, fica mais fácil entender e defender suas ideias e jeito de viver”. 

A oficina ocorreu na última sexta-feira (08), no Instituto de Ciências Humanas Sociais, ICHS, em Mariana. Para conferir a programação do Festival de Inverno 2016, clique aqui.
 

Veja também

24 Agosto 2017

A " Carta Mariana e Ouro Preto de Políticas Culturais " aborda o planejamento cultural da região dos municípios por...

Leia mais

18 Julho 2017

35580104560_7c5e668f47_b.jpg Larissa Pinto O grupo Maracatrupe passou pelo corredor cultural no último domingo (16) Com o objetivo de reunir os...

Leia mais

13 Julho 2017

Cultura e tradições populares são destaques na edição 2017 do Festival de Inverno. Os trabalhos de diversos artesãos e artistas...

Leia mais

12 Julho 2017

Neste ano, serão 71 oficinas distribuídas entre as três cidades. As duas cidades da região dos Inconfidentes, Mariana e Ouro...

Leia mais