Ir para o conteúdo

Novo curso. Inscreva-se pelo SiSU

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em 2018, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ganha mais um curso presencial de graduação. Ofertado na Escola de Minas (EM), o curso de Engenharia Urbana soma-se às nove engenharias e ao curso de Arquitetura e Urbanismo oferecidos na EM.

A UFOP é a primeira instituição de ensino no Brasil a ofertar o curso a nível de graduação. De acordo com o Professor do Departamento de Engenharia Urbana (DEURB), Eleonardo Lucas, a Universidade conta com recursos necessários para a oferta do curso. “Laboratórios na área de saneamento e hidráulica, por exemplo, já existem na Escola de Minas e serão utilizados para formação dos alunos”, afirma. Além disso, o professor explica que a infraestrutura disponível no Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da UFOP (NUGEO) foi determinante para viabilizar o curso.

O Engenheiro Urbano é responsável por questões técnicas associadas às cidades, como drenagem urbana, estabilidade de encostas e taludes, transporte, sistemas de água e esgoto, além das questões vinculadas ao planejamento e gestão das cidades. O curso surge a partir da necessidade de um profissional com visão sistêmica, englobando diferentes áreas associadas não só a engenharia. 

Segundo Eleonardo, “atualmente se percebe a falta de conhecimento sistêmico que consiga cruzar todas as especialidades da infraestrutura e planejamento urbano. Então, a proposta não é a formação de um engenheiro que tenha domínio de todas as questões urbanas, mas que tenha conhecimento para realizar o cruzamento de todas as especialidades técnicas”, ressalta.

No Brasil, a responsabilidade em formar profissionais aptos a trabalhar com gestão, ocupação e desenvolvimento de pequenas, médias e grandes cidades está historicamente atribuída aos arquitetos e urbanistas. Desse modo, é papel do engenheiro urbano pensar estratégias para resolver problemas estruturais e sociais urbanos visando a melhoria de infraestrutura e qualidade de vida dos cidadãos.

Confira a matriz curricular do curso.

PRIMEIRA TURMA - No primeiro semestre de 2018 serão ofertadas 36 vagas para o curso. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2017. O sistema recebe inscrições pelo endereço sisu.mec.gov.br de 23 a 26 de janeiro. Para saber mais, os interessados em ingressar na área podem acessar o site Vestibular UFOP.

Conheça os outros cursos presenciais ofertados pela Universidade.

Veja também

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais

20 Fevereiro 2024

A Pró-Reitoria de Finanças (Prof) informa que os usuários do Sistema de Controle de Bolsistas (SCB) que atuam nas secretarias...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Filosofia e Serviço Social estão produzindo o podcast "Observatório do Trabalho". A atividade faz parte...

Leia mais