Ir para o conteúdo

Coletividade marca mobilização sobre ICHS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
Com: 
Ivan Vilela

A importância dos alunos e dos servidores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP vai muito além do conhecimento gerado dentro da Universidade. A relação entre a comunidade acadêmica e a população de Mariana, estreitada por meio de projetos de pesquisa e extensão e consolidada pelo espaço que alunos, técnicos e professores ocupam, se mostra fundamental para o município.

Essa tem sido a tônica das frequentes reuniões organizadas para debater a situação do ICHS que corre o risco de ser fragmentado ou até mesmo ter suas atividades interrompidas no local onde se encontra, após a UFOP perder ação judicial para a Arquidiocese de Mariana.

Conforme alguns comentários, trata-se de um momento em que a população se encontra como estudante, professor e técnico da Universidade, reconhecendo-se, em todos os momentos, como unidade. A quebra dessa unidade, de acordo com a aluna de História, Bianca Guedes, pode comprometer os vários projetos pedagógicos e de extensão mantidos pela Universidade no município.

A estudante participou da reunião como representante dos alunos expondo, não só as pontualidades pertinentes aos discentes do Instituto, mas também a forma de debatê-las. Na oportunidade, ela ressaltou a importância da presença de todos na Assembleia Estudantil do ICHS, no dia 24 de janeiro, às 16h, em frente à sala dos Centros Acadêmicos.

O atual cenário pelo qual o ICHS passa é marcado pela presença de uma coletividade efetivada por todas as instâncias do Instituto. Por meio de debates, reuniões e assembleias, são esclarecidas as dúvidas sobre o caso e as demandas oriundas dele. De acordo com a diretora do Instituto, Margareth Diniz, a última reunião realizada no dia 19 teve esse objetivo.

Segundo ela, mesmo não havendo muitas novidades até o momento, os diálogos com a Arquidiocese, com a participação de representes da Câmara e Prefeitura Municipal, devem continuar até que se chegue a uma solução para o problema. A professora informou que, "até o momento, as nossas perguntas não foram respondidas e, ainda, não temos um posicionamento oficial da Arquidiocese de Mariana". 

PROPOSTA - A Câmara Municipal solicitou incorporação de um representante na comissão para debater a situação do ICHS, e isso já está acontecendo. Nas discussões, o presidente da casa, vereador Fernando Sampaio de Castro, sugeriu que a Universidade apresente uma proposta para um acordo de comodato de mais dez anos, para que possa, nesse tempo, encontrar uma solução definitiva para a questão. A sugestão será analisada pela comissão e, dependendo do encaminhamento, pelo Conselho Universitário da UFOP.

CUNI – No último dia 12, a UFOP se manifestou oficialmente sobre o problema, após reunião extraordinária do seu Conselho Universitário (CUNI), realizada no Campus de Mariana. A posição da Universidade pode ser conferida na nota oficial divulgada após os debates.

Veja mais notícias sobre o assunto:

ICHS faz reunião com a comunidade interna após suspensão temporária de audiência pública na Câmara

Diálogo entre UFOP e Arquidiocese se intensifica com suspensão temporária de processoConselho Universitário se manifesta sobre situação do ICHS

Reitora convoca reunião extraordinária do Cuni para discutir futuro do ICHS

Datas importantes:
24/01 - Assembleia dos Estudantes
25/01 - Conselho Departamental
01/02 - Ato público
06/02 - Ato público
07/02 - Audiência pública na Câmara Municipal

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais