Ir para o conteúdo

Comemoração de dez anos do ICSA relembra trajetória e conquistas do Instituto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
Os 10 anos de história do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana, foram celebrados na noite desta segunda-feira (03) no auditório do Instituto. Com a presença da reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, Cláudia Marliére, da diretoria do ICSA, e de professores, técnicos e alunos, a cerimônia rememorou desafios e conquistas e abordou o futuro por uma perspectiva de luta e resistência. Criado em 2008, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do Governo Federal, o ICSA abriga os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social.
 
Atual diretor do ICSA, o professor emérito da UFOP José Benedito Donadon-Leal foi homenageado por sua dedicação durante esses anos. Em 2008, Donadon foi convidado pelo então reitor João Luiz Martins para compor a comissão responsável pela implantação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DECSA), participando da elaboração do projeto da construção de novos prédios no local, da reforma dos projetos pedagógicos de cada curso e da criação do cronograma de contratação de docentes durante os primeiros quatro anos. Foi nomeado diretor do ICSA durante o período de 2009 a 2010, assumindo o cargo novamente em 2014. Em novembro deste ano foi reeleito, junto com o vice, Harrison Ceribeli, para a gestão 2019 - 2022. 
 
Donadon considera o ICSA um grande marco em sua vida. "Essa experiência real de liberdade para criar um instituto de uma universidade foi uma grande oportunidade na minha vida. Este Instituto não é exatamente o que foi projetado pelo Reuni um ano antes de ser criado, ele foi sendo implantado de acordo com a vontade daqueles que chegavam, não só de docentes, mas também de alunos. Aprendemos a ouvir e construir a partir do que era demandado. Se existe um conceito de audiência pública, é o que o ICSA fez aqui. Essa experiência eu nunca tinha vivido na Universidade", relembra. 
 

donadon.jpg

Tuila Dias
Diretor do Icsa é homenageado durante comemoração de aniversário do Instituto
 
A reitora Cláudia Marliére falou da importância dos cursos relacionados às ciências sociais para a formação de uma sociedade ética e plural e defendeu a importância da contribuição da área como um diferencial na formação de qualquer profissional. "Nesse sentido, o ICSA tem tudo que permeia uma sociedade mais justa e livre. O que eu sinto aqui, agora, é um núcleo de docentes, técnicos e estudantes que, com muita energia e vida, fazem este Instituto continuar a crescer como fizeram nos últimos dez anos. Acho que o ICSA dá sentido à vida de todos que fazem parte desta história, à UFOP, a Mariana e à sociedade em geral", concluiu. 
 
O pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos, acredita que o crescimento do Instituto superou as expectativas para o período. "O ICSA é muito mais potente do que poderíamos imaginar quando estudávamos a proposta de implantação pelo Reuni. Sabíamos que o Instituto conquistaria programas de pós-graduação, por exemplo, mas isso ocorreu mais rápido do que esperávamos", declara. Atualmente o Instituto conta com dois cursos de pós-graduação, nas áreas de Comunicação e de Economia Aplicada, inaugurados em 2015 e 2016 respectivamente. A partir de dados do Sistema de Controle Acadêmico (SCA) da Prograd, Adilson apresentou informações sobre o perfil dos estudantes do ICSA nestes dez anos
 
Para o ex-aluno do curso de Jornalismo da UFOP e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Alexandro Galeno, fazer parte do ICSA é "ser plural, estar aberto a novas visões, discussões e a conhecer o mundo e as pessoas de maneira mais próxima. O ICSA representou uma evolução muito grande na minha vida, sou o primeiro neto e filho a entrar na universidade pública. Sou muito grato à acolhida da UFOP, tanto pelo apoio da PRACE quanto da comunidade acadêmica. Tudo isso nos permite ter a esperança de um país e um futuro mais igualitário", declara. 
 
Comissão da Verdade - Durante o evento, a reitora Cláudia Marliére recebeu o relatório final da Comissão da Verdade de Minas Gerais, da qual a Universidade participou por meio de um grupo que pesquisou a ocorrência de violações a direitos fundamentais nas Escolas de Minas (EMOP) e de Farmácia (EFAR) no período de 1946 a 1988 (e na UFOP, a partir de 1969). A pesquisa do GT resultou no livro Histórias de luta e repressão na UFOP, Ouro Preto e Região, com lançamento previsto para este ano. Confira mais informações.
 

exposicao_icsa_edit.jpg

Tuila Dias
Exposição “Poética visual de um espaço educacional em construção”
 
Exposição - Como parte da comemoração, o ICSA ganhou uma exposição fotográfica permanente com fotos do técnico-administrativo da UFOP Anderson Medeiros. Intitulada Poética visual de um espaço educacional em construção, a exposição traz 21 fotos registradas por Anderson no período de um ano, durante a construção dos novos prédios no Instituto. Há sete anos na UFOP, o técnico relembra que todos sonhavam coletivamente com a construção do ICSA: "Foi muito gratificante acompanhar um marco na nossa educação, que é o Reuni.  Sonhamos com este Instituto, e eu estava motivado a registrar aquilo, participar da construção da Universidade, ajudar a planejar os cursos". 
 
Fundação - O Instituto foi fundado oficialmente no dia 19 de agosto de 2008. No entanto, devido às restrições do período eleitoral, que proibiam a realização de eventos de inauguração e outros atos oficiais, a comemoração foi transferida para o mês de dezembro. 

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais