Ir para o conteúdo

Conselho Universitário se manifesta sobre situação do ICHS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Vieira
Os conselheiros do CUNI fizeram reunião extraordinária nesta terça-feira (12), em Mariana, para discutir sobre a situação da UFOP frente à ordem de desocupação de alguns prédios do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Na ocasião, alguns pontos do processo foram esclarecidos e atualizados para a comunidade acadêmica, convidada a participar do debate.
 
A posição da Universidade diante do cenário jurídico desfavorável é encontrar uma solução por meio de negociações com a Arquidiocese. A reitora Cláudia Aparecida Marliére reforçou este princípio, afirmando que a Administração busca uma saída "prudente e viável para ambas as partes".
 
O prefeito de Mariana, Duarte Junior, também presente à reunião, garantiu que o governo municipal está empenhado em apoiar a Universidade, reforçando o diálogo na busca de uma uma solução definitiva do problema. "Não podemos abrir mão de um espaço como o ICHS, que é importante para a cidade”, enfatizou.
 
COMISSÃO - Durante a reunião, os conselheiros constituíram uma comissão para tratar da questão, que terá como missão principal ampliar o diálogo da UFOP com a Arquidiocese de Mariana e expandir os debates aos setores organizados da comunidade. Por unanimidade, foram aprovados, respectivamente, os nomes da reitora Cláudia Aparecida Marliére, da diretora do ICHS, Margareth Diniz, e do prefeito Duarte Junior, como representantes da Reitoria, do Instituto e da Comunidade Marianense para este trabalho.
 
As primeiras atividades programadas para ampliar o debate com a sociedade estão centradas em um ato público, agendado para esta quarta-feira (13), com concentração às 10h no ICHS, e uma audiência pública, marcada para a próxima terça-feira (19), às 19h, na Câmara Municipal de Mariana.
 
Confira a nota oficial do CUNI prestando esclarecimentos ao público.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais