Ir para o conteúdo

Ponto eletrônico é implantado para servidores técnico-administrativos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

A partir de 1º de junho, os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFOP passarão a registrar os horários de entrada, saída e intervalo para almoço no sistema de ponto eletrônico, conforme Portaria CGP 414/2018, publicada na segunda (21). O registro será feito pelo portal MinhaUFOP em computadores ligados à rede com fio dos campi da Universidade.

Com o ponto eletrônico, o processo ganha transparência, segundo a pró-reitora de Administração, Gislaine Santana. "Os horários de entrada e saída, bem como as ausências de marcação, aparecerão nos relatórios de espelho de ponto, que poderão ser acessados pelo servidor a qualquer momento. Além disso, as horas a serem compensadas serão registradas no relatório", conta. Os dados serão armazenados no banco de dados da UFOP.

O sistema traz vantagens para a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP). Como os registros, as homologações e as assinaturas serão feitos eletronicamente, o setor pode acompanhar tudo em tempo real sem consumir papel. Gislaine também destaca a possibilidade de serem emitidos relatórios personalizados. "Os relatórios gerenciais poderão ser montados de acordo com as necessidades da instituição. Vai ser mais fácil fazer a gestão de pessoas, menos tempo será necessário para a resolução de problemas que costumam surgir no registro de ponto".

O sistema, completamente desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em parceria com a CGP, é dividido em dois módulos: um para o registro e outro para a gestão do ponto eletrônico. O primeiro será utilizado pelos servidores, que, diariamente, acessarão o portal MinhaUFOP para registrar a entrada, a saída e o intervalo para refeições. O acesso ao sistema será feito no menu de Recursos Humanos. 

Já o módulo de gestão poderá ser acessado por qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. A área disponibilizará um conjunto de funcionalidades destinadas às chefias, aos técnicos e à CGP. Nela, as chefias realizarão a análise das ocorrências (como falta justificada por atestado médico), bem como a consulta e a homologação eletrônica dos espelhos de ponto das pessoas sob sua coordenação. O servidor técnico-administrativo poderá consultar suas marcações de ponto, registrar e consultar ocorrências e, após a homologação da chefia, assinar eletronicamente a sua frequência. Uma área destinada ao cadastro do calendário administrativo e dos horários e das jornadas de trabalho vigentes também será disponibilizada para a CGP.

Conforme cronograma apresentado à Controladoria-Geral da União (CGU), o sistema de gestão teve o início de implantação no dia 11 de maio, mas os testes começaram antes, em 1º de fevereiro, na Reitoria, no NTI e na CGP.

PARTICULARIDADES – A normatização respeita as particularidades dos setores da Universidade, como a flexibilização. Já nos setores onde não há computadores, desde que autorizado pela CGP, o registro será feito em folha de ponto impressa, que deverá ser mensalmente remetida pela chefia imediata à Área de Pagamentos e Benefícios.

Nos casos de atrasos e saídas antecipadas sem justificativa ou de carga horária superior à contratual, a compensação deverá ser feita até o mês subsequente. Já a hora-extra só é permitida com autorização prévia da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, em processo próprio.

Confira todas as informações na Portaria.

TREINAMENTO – A partir da próxima semana, a CGP e o NTI realizam treinamentos sobre os dois módulos do sistema nos três campi

Campus Mariana
Dia: 28 de maio (segunda-feira)

Público-alvo: chefias imediatas
Horário: 9h às 11h
Local: Sala de Reuniões do ICHS

Público-alvo: servidores TAEs (usuários do sistema)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do ICHS - prédio antigo - sala G20

Campus João Monlevade
Dia: 29 de maio (terça-feira)

Público-alvo: chefias imediatas
Horário: 09h às 11h

Público-alvo: servidores TAEs (usuários do sistema)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do ICEA

Campus Morro do Cruzeiro - 3 opções de datas
Dias: 30 de maio (quarta), 5 de junho (terça) e 7 de junho (quinta)

Público-alvo: chefias imediatas
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório do ICEB

Público-alvo: servidores TAEs (usuários do sistema)
Horário: 13h30 às 15h30
Local: Auditório do DEGEO

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais