skip to content

TV UFOP produz novo programa com temática ambiental

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
TV UFOP

A TV UFOP está preparando os últimos detalhes para o lançamento do seu mais novo programa: Veredas. O projeto é desenvolvido em formato documental e tem como foco a educação ambiental, o ecoturismo, as aventuras em meio à natureza e o próprio desenvolvimento sustentável da região dos inconfidentes. 

Inicialmente, o programa terá periodicidade mensal. A cada episódio, o telespectador irá conhecer uma das trilhas encontradas em Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Itabirito. A narrativa de aventuras em meio à natureza também vai apresentar informações sobre fauna, flora, relevo da região, bem como suas belezas naturais e paisagens exuberantes. As histórias e lendas relativas aos caminhos registrados também farão parte do conteúdo. Nesse sentido, o programa tenta dialogar os conhecimentos da academia à sabedoria advinda da cultura popular.

Como proposta estética, o Veredas busca uma aproximação intrínseca aos valores cinematográficos, a começar pela fotografia cuidadosa, rica em detalhes e com muitas possibilidades de experimentação. A banda sonora foi pensada para dar espaço e força aos sons da natureza, captados in loco. Já a montagem terá um papel fundamental: promover a variação rítmica precisa entre os momentos ligados à perspectiva do sensível e da contemplação e os recortes temporais ligados ao movimento, à ação e à aventura propriamente dita. 

A direção do programa é do professor do curso de Jornalismo, Adriano Medeiros. Para ele, o projeto será lançado em um momento muito importante. "A partir de Veredas, desejamos contribuir para um novo eixo de reflexões sobre o uso consciente da natureza e a valorização das variadas belezas naturais que possuímos na região. Os caminhos metafóricos e plurais do programa querem estimular o poder público, a iniciativa privada e a população local a pensarem, juntos, alternativas para a economia desses municípios que, ainda hoje, giram em torno do extrativismo mineral e de um turismo muito ligado ao aspecto religioso. Na região dos inconfidentes, temos também um potencial ambiental enorme. É preciso olhar para esta natureza com muito mais cuidado e sensibilidade. E é exatamente isso que queremos propor a partir de Veredas."

O lançamento e a primeira exibição do programa Veredas estão agendados para o dia 28 de outubro, durante a semana na qual será comemorado o aniversário da TV UFOP. Confira o teaser:

 

Veja também

13 Dezembro 2017

O processo movido pela Arquidiocese de Mariana contra a UFOP, que culminou na sentença determinando a restituição do prédio do...

Leia mais

12 Dezembro 2017

Os conselheiros do CUNI fizeram reunião extraordinária nesta terça-feira (12), em Mariana, para discutir sobre a situação da UFOP frente...

Leia mais

11 Dezembro 2017

A reunião será nesta terça-feira (12), às 9h, em Mariana, na sala G-020 do ICHS, e terá como pauta única...

Leia mais

7 Dezembro 2017

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em nome dos (as) sessenta e três reitores...

Leia mais