Ir para o conteúdo

Alunos estrangeiros colam grau durante inauguração do Espaço de Internacionalização

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Juntamente com a inauguração do Espaço de Internacionalização, localizado no hall da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT), a última terça (14) foi marcada pela colação de grau dos alunos do Programa de Mobilidade Internacional de Duplo Diploma. Os italianos Liborio Tandurella e Giuseppe Coppola concluíram a graduação na UFOP e colaram grau em Engenharia Mecânica, além de terem representado outros quatro colegas que já haviam retornado ao país de origem. 

Provenientes da Università degli Studi di Palermo (UNIPA), os alunos chegaram em Ouro Preto no começo de 2016 e cursaram dois períodos na Universidade, concluindo a monografia e demais disciplinas restantes. Portadores de duplo diploma, os estudantes receberam certificado validado pelas duas instituições. Para Liborio, escolher a UFOP "com certeza foi uma boa experiência no sentido do enriquecimento acadêmico", afirmando ainda que "valeu a pena ter vindo para cá, porque além da vida acadêmica, houve a possibilidade de viajar e conhecer outros lugares", completa. 

p1730634.jpg

Antônio Laia
Alunos estrangeiros participam de cerimônia de colação de grau
Localizada na região da Sicília, na Itália, a UNIPA faz parte de um convênio com a UFOP que tem como objetivo propiciar a experiência do intercâmbio para alunos das duas instituições, direcionados aos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. O programa contribui também para estreitar os laços de cooperação acadêmica, oferecer novas oportunidades de formação para o exercício profissional e ultrapassar os limites colocados pelas fronteiras geográficas ao mundo de trabalho. 

Segundo o Coordenador da CAINT, Carlos Magno Paiva, "hoje, para que uma universidade seja bem avaliada e vista como referência, é necessário que se invista em iniciativas de internacionalização". Paiva ressalta ainda que, ao pensar em medidas para alcançar a excelência, a instituição deve "tratar a universalização como uma pauta comum a todos os alunos, e necessária à graduação, como fazer um estágio ou a monografia, por exemplo". 

p1730663.jpg

Antônio Laia
Reitor, Vice-Reitora, equipe da CAINT e alunos no Espaço de Internacionalização
ESPAÇO DE INTERNACIONALIZAÇÃO - Pensando em ações de inclusão e interesse pela mobilidade internacional por parte dos alunos, foi criado o Espaço de Internacionalização, que, para o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza representa "um ambiente mais acolhedor e confortável para promover a integração dos intercambistas estrangeiros com os nossos alunos, docentes e técnicos". Segundo o reitor, a inauguração do espaço visa intensificar a contribuição de experiências internacionais na Universidade Federal de Ouro Preto. 

De acordo com o coordenador da Caint, o local contará com materiais informativos de todas as universidades com as quais a UFOP possui convênio, para que os alunos tenham informações e interesse em participar de ações de mobilidade. "Isso contribui para o enriquecimento da Instituição como um todo", assinala.

Veja também

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais

8 Março 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu três importantes visitas de representantes de universidades da França, Moçambique e Polônia...

Leia mais