skip to content

Professor Italiano marca presença em Workshop de Nutrição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rosana Gonçalves - arquivo pessoal

O primeiro workshop internacional do curso de Nutrição da UFOP teve como destaque, entre os participantes, o professor Nicola Cícero, da Università degli studio di Messina, região da Sicília, na Itália. Ele fez uma abordagem sobre os óleos de oliva e queijos. O workshop aconteceu de segunda (9) a quarta (11). 

Conforme Cícero, os óleos de oliva sicilianos são considerados os melhores do mundo em quesitos nutricionais, assim como o queijo característico daquela região. "São nove províncias na Sicília e cada uma possui uma produção de um óleo bem específico, com altíssima relevância benéfica e substâncias antioxidantes utilizadas na prevenção de doenças", explica o professor. 

O pesquisador conta que esse é apenas um dos trabalhos desenvolvidos no PanLab, laboratório de referência mundial em pesquisa de alimentos funcionais, plantas medicinais, vinhos e queijos italianos, coordenado por Dugo Giacomo, fundador da Escola de Ciência Enogastronômica. Nele, são analisadas as composições química e nutricional, assim como os contaminantes presentes em alimentos de todos os tipos.

Sobre a participação no evento da UFOP, ele destacou que a Universidade tem diversas possibilidades de estudo na área de nutrição, mas deve-se aprofundar na caracterização de frutos e alimentos típicos brasileiros de forma geral, na perspectiva de potencialidades de substâncias naturais. "O descarte das indústrias alimentícias brasileiras também deve ser estudado, a fim de recuperar substâncias nutritivas isoladas presentes nesses alimentos que são jogados fora, assim como um grupo de estudos que possuímos na Sicília", orienta Nicola. 

Além do PanLab, Nicola Cicero e Dugo Giacomo são co-fundadores de uma empresa incubada dentro da Universidade, a Science 4life, onde presta serviços e participa de projetos de extensão para buscar novas substâncias naturais, procurando novos parceiros para conseguir colocar o produto no mercado. 
 
A professora Rosana Gonçalves, doutora em fitotecnia farmacêutica da UFOP, trabalha com o professor na área de frutos do cerrado e explica que a participação de Cícero - que ficará 20 dias no Brasil, a fim de conhecer a Instituição, assim como os alunos da Universidade da Flórida - significa um intercâmbio muito importante entre Universidade e países. "Isso pode acrescentar muito para a UFOP em termos de ensino e pesquisa", acrescenta Rosana.
 

 

Veja também

21 Novembro 2017

Os selecionados estudarão na Università degli Studi di Palermo (UNIPA), na Itália, por três semestres acadêmicos, que deverão ocorrer entre...

Leia mais

20 Novembro 2017

Estão abertas as inscrições para realização do Exame de Proficiência TOEFL ITP do Idioma Sem Fronteiras (IsF). Toda a comunidade...

Leia mais

6 Novembro 2017

Estão abertas as inscrições para realização do Exame de Proficiência TOEFL ITP do Idioma Sem Fronteiras (IsF). Toda a comunidade...

Leia mais

24 Outubro 2017

A prática da internacionalização no ambiente acadêmico visa a construção de uma rede global e integrada entre instituições pelo mundo...

Leia mais