skip to content

Professores da UFOP participam de diversas atividades em Universidade da Polônia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Os professores Katiane de Oliveira Pinto Coelho Nogueira e Orlando David Henrique dos Santos estão na Rzeszow University of Technology (RUT), na Polônia. Desde sua chegada, na segunda (20), eles se reuniram com o vice-reitor de relações internacionais, professor Grzegorz Ostasz (foto). "Conversamos desde coisas típicas das culturas brasileira e polonesa a detalhes sobre o número de alunos da UFOP, cursos de graduação e pós-graduação, programas de intercâmbio e possibilidades de parcerias entre as duas instituições", conta Katiane. Além da reunião, os professores realizaram palestras para professores e alunos da pós-graduação da universidade polonesa.

Na terça (21), a professora ministrou uma palestra para falar de maneira geral sobre a UFOP, abordando desde sua localização geográfica até detalhes como o número de alunos de graduação e cursos de graduação oferecidos, atividades culturais disponibilizadas pela Universidade etc. Além disso, Katiane apresentou um seminário sobre sua linha de pesquisa principal - Culturas primárias de neurônios hipocampais como modelo de estudo para o desenvolvimento de tratamentos para o estresse oxidativo induzido. Na apresentação, foi feita uma abordagem geral das vantagens e dificuldades de trabalhar com cultura primária de neurônios, a relação desses neurônios com atividades hipocampais importantes de memória e aprendizado, e doenças neurodegenerativas, com foco especial na Doença de Alzheimer, conforme explicou a professora. 

Já na quarta (22), o professor Orlando apresentou informações sobre os cursos de pós-graduação da UFOP e as diferentes linhas de pesquisas oferecidas. 

Durante a viagem, os professores participarão de diversos meetings e visitas técnicas a laboratórios.

Programa ERASMUS+ - A oportunidade de mobilidade internacional integra o ERASMUS+, programa da União Europeia (UE) para financiamento de ações relacionadas à educação, treinamento, juventude e esporte na Europa, com o objetivo de contribuir para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação. Por meio do incentivo à experiência acadêmica internacional, o programa busca promover intercâmbio entre estudantes e professores da UFOP e de instituições de ensino estrangeiras com a finalidade de estreitar os laços de cooperação acadêmica, aprimorando ações de ensino, pesquisa e extensão. 

Os professores Carlos Magno de Souza Paiva, Paulo Santos Assis e Rodrigo Fernando Bianchi estiveram na RUT no início de março. O grupo apresentou a palestra "Empreendedorismo e inovação em tempos de crise", na qual foram abordados temas como a economia e o cenário de pesquisa-inovação no Brasil, bem como o papel do empreendedor no crescimento científico e tecnológico de um país. "A palestra foi uma excelente oportunidade para promover os trabalhos e estudos científicos do Brasil e, sobretudo, da UFOP, em todas as áreas de conhecimento", assinala Bianchi. 

bianchi_etc.jpg

Rzeszow University of Technology
Professores da UFOP com representantes da Rzeszow University of Technology

Os professores foram selecionados para a viagem pelo edital da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP (Caint) em outubro de 2016. 

Veja a notícia da visita no site da RUT

Veja também

20 Setembro 2017

O encontro foi solicitado pelo Consulado Holandês e ocorreu na última quarta (20), no prédio da reitoria, em Ouro Preto...

Leia mais

19 Setembro 2017

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o edital para seleção de...

Leia mais

30 Agosto 2017

O Encontro Bianual da União Internacional de Sociedades de Pesquisa em Materiais, que começou no dia 27 de agosto e...

Leia mais

15 Agosto 2017

As ex-alunas de Artes Cênicas, Larissa Garcia (diretora e atriz) e Gabriela Severini (atriz), apresentam-se no Chile, neste mês de...

Leia mais