skip to content

Incultec oferece curso sobre processos de incubação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O curso "Conhecendo os processos de incubação" será realizado em 16/02, às 17h, na sede da Incultec, localizada no Centro de Convergência (embaixo do Restaurante Universitário do campus Morro do Curzeiro).

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail incultec@ufop.br. O curso é gratuito e aberto a todos os públicos. Para participar do processo seletivo da Incultec, os candidatos necessitam ter passado por essa capacitação.

Incubação

O primeiro passo do processo de incubação é chamado "sensibilização". O Incultec procura realizar palestras, seminários e workshops sobre empreendedorismo e inovação à comunidade acadêmica e entorno. A segunda etapa é a "prospecção": a incubadora entra em contato com grupos de pesquisa da Universidade e empresários de determinados setores e busca mostrar o trabalho do Incultec e a possibilidade de os projetos serem incubados. A terceira fase é a 'pré-qualificação", em que os grupos que possuem projetos mais consistentes são convidados a fazer cursos on-line e presenciais para que compreendam melhor o processo de incubação. 

Depois disso, deve ser feito o envio da proposta para o e-mail do Incultec, dentro dos critérios apresentados, como a exigência de base tecnológica e/ou cultural do projeto, inovação, um plano de negócios formatado, dentre outros. Os projetos são analisados por uma banca externa e, se preciso, enviados a especialistas. Uma vez por semestre, as propostas que alcançam uma pontuação que garante a entrada na incubadora são convidadas a fazer uma apresentação de dez minutos para a banca externa.
 
A soma da pontuação entre a avaliação escrita e a oral determina a classificação ou não das propostas. Os projetos permanecem na incubadora durante um período médio de dois anos e recebem consultorias, assessoria em planejamento técnico e empresarial, infraestrutura física (escritórios, salas de reunião, telefone, acesso à internet, suporte em informática), de serviços e capacitação.
 
Segundo a gerente do Incultec, Naiara Pacheco, as empresas podem ser incubadas virtualmente devido à distância até a sede. Após esse período, a empresa é graduada. "Oferecemos uma infraestrutura básica, mas o essencial para o início de um empreendimento. Para abrir uma empresa, essa infraestrutura tem um custo muito alto, e o Incultec proporciona isso de forma gratuita", ressalta Naiara. 

Veja também

14 Novembro 2017

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Geológica está com inscrições abertas até quarta (22) para cursos de Caderneta,...

Leia mais

14 Novembro 2017

Estão abertas as inscrições para seleção de 20 bolsistas do "Programa Bolsas Santander Educação nas Universidades". As bolsas, destinadas a...

Leia mais

6 Novembro 2017

As inscrições para o Programa de Educação Tutorial (PET) - Farmácia vão até sexta (10). Podem participar alunos regularmente matriculados...

Leia mais

1 Novembro 2017

O congresso acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, na PUC Minas, e será realizado pela Associação Brasileira...

Leia mais