Ir para o conteúdo

Incultec oferece curso sobre processos de incubação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O curso "Conhecendo os processos de incubação" será realizado em 16/02, às 17h, na sede da Incultec, localizada no Centro de Convergência (embaixo do Restaurante Universitário do campus Morro do Curzeiro).

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail incultec@ufop.br. O curso é gratuito e aberto a todos os públicos. Para participar do processo seletivo da Incultec, os candidatos necessitam ter passado por essa capacitação.

Incubação

O primeiro passo do processo de incubação é chamado "sensibilização". O Incultec procura realizar palestras, seminários e workshops sobre empreendedorismo e inovação à comunidade acadêmica e entorno. A segunda etapa é a "prospecção": a incubadora entra em contato com grupos de pesquisa da Universidade e empresários de determinados setores e busca mostrar o trabalho do Incultec e a possibilidade de os projetos serem incubados. A terceira fase é a 'pré-qualificação", em que os grupos que possuem projetos mais consistentes são convidados a fazer cursos on-line e presenciais para que compreendam melhor o processo de incubação. 

Depois disso, deve ser feito o envio da proposta para o e-mail do Incultec, dentro dos critérios apresentados, como a exigência de base tecnológica e/ou cultural do projeto, inovação, um plano de negócios formatado, dentre outros. Os projetos são analisados por uma banca externa e, se preciso, enviados a especialistas. Uma vez por semestre, as propostas que alcançam uma pontuação que garante a entrada na incubadora são convidadas a fazer uma apresentação de dez minutos para a banca externa.
 
A soma da pontuação entre a avaliação escrita e a oral determina a classificação ou não das propostas. Os projetos permanecem na incubadora durante um período médio de dois anos e recebem consultorias, assessoria em planejamento técnico e empresarial, infraestrutura física (escritórios, salas de reunião, telefone, acesso à internet, suporte em informática), de serviços e capacitação.
 
Segundo a gerente do Incultec, Naiara Pacheco, as empresas podem ser incubadas virtualmente devido à distância até a sede. Após esse período, a empresa é graduada. "Oferecemos uma infraestrutura básica, mas o essencial para o início de um empreendimento. Para abrir uma empresa, essa infraestrutura tem um custo muito alto, e o Incultec proporciona isso de forma gratuita", ressalta Naiara. 

Veja também

4 Junho 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC)...

Leia mais

4 Junho 2019

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências abre processo seletivo para matrícula em disciplinas isoladas. O período de inscrição...

Leia mais

24 Maio 2019

A submissão de propostas para as Bolsas de Produtividade Sênior (PQ-Sr) pode ser feita até 24 de julho e para...

Leia mais

24 Maio 2019

As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 7 de junho e podem ser realizadas pelo formulário . Os...

Leia mais