Cedufop realiza parceria com o Exército brasileiro para identificar novos talentos esportivos

Divulgação

O Projeto "Atletas de Ouro: Avaliação multidimensional e longitudinal do potencial esportivo de jovens atletas" é realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas do Exercício e Esporte (LABESPEE) e busca identificar em colégios militares, alunos com maior potencial no esporte, assim como auxiliar os professores daquela instituição no processo de desenvolvimento dos alunos-atletas.

O estudo piloto foi realizado no Colégio Militar de Juiz de Fora, em 2015. A partir dessa experiência foi criada a Metodologia de avaliação do potencial esportivo de crianças e jovens. A pesquisa, coordenada pelos professores do Cedufop Francisco Zacaron Werneck, Emerson Filipino Coelho e Renato Melo Ferreira, foi apresentada no 5º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos.

Expansão

Realizado anualmente no Colégio Militar de Juiz de Fora, o projeto já avaliou mais de 900 alunos. Diante dos bons resultados, o projeto será ampliado para todo o sistema de Colégios Militares do Brasil, em parceria com o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx). Assista ao vídeo do projeto.