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Educação matemática inclusiva é tema de dissertação de mestranda

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Divulgação

A mestranda Viviane Cristiane Costa, sob orientação da professora Ana Cristina Ferreira, defende na próxima terça (16) a dissertação "Saberes docentes e Educação Matemática inclusiva: Investigando o potencial de um curso de extensão voltado para o ensino de Matemática para surdos."

O trabalho surge da necessidade de repensar a prática cotidiana das escolas e dos cursos de formação de professores, focando no caso específico do ensino de Matemática para alunos surdos. 

A pesquisa analisou possíveis contribuições de um curso de extensão para a mobilização de saberes docentes relacionados à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática em classes regulares. Para isso, foi ministrado um curso, desenvolvido em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, que aconteceu em cinco encontros de três horas e contou com vinte participantes, entre professores, futuros professores e intérpretes de Libras. 

“Foi um processo intenso, difícil e que demandou muito esforço. Porém, foi uma experiência rica, foram vários estudos visando desencadear um processo de reflexão por parte dos participantes sobre a Educação Matemática dos alunos surdos”, conta Viviane. 

Como resultado, pôde-se observar uma sensibilização em relação à inclusão, ampliando a percepção dos participantes acerca do que um aluno surdo é capaz de aprender, assim como as possibilidades de ensino de Matemática para classes envolvendo esses alunos. 

A defesa será no Auditório do Departamento de Matemática (DEMAT), às 15h.