Escola de Minas lança site do Laboratório de Ferrovias e Asfalto

O Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da UFOP é o único em Minas Gerais que conta com um laboratório específico para estudos relacionados a pavimentos ferroviários e também desenvolve pesquisas em pavimentos rodoviários. As atividades desenvolvidas no local visam à capacitação acadêmica de alunos do curso de Engenharia Civil nas disciplinas de Infraestrutura de Transportes, Superestrutura de Transportes e de Ferrovias, relativas a conhecimentos práticos sobre materiais de pavimentação e ferrovias, e oferece suporte nas pesquisas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).

Com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pelo curso na área de Pavimentos e Transportes, foi lançado, na quinta (27), o  site do Laboratório de Ferrovias e Asfalto, que traz também a história do laboratório e os contatos para futuras parcerias com outras universidades do Brasil e do exterior.

asfalto.jpg

Divulgação

10 ANOS - O laboratório completou 10 anos em novembro do ano passado e busca, por meio das pesquisas, resultados sustentáveis que beneficiem o meio ambiente e criem alternativas de se realizar o aproveitamento de rejeitos industriais, como materiais de construção civil. Isso é feito por meio da utilização de rejeitos das empresas mineradoras da região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e de Siderúrgicas existentes em todo o território nacional.

De acordo com o engenheiro Hebert da Consolação Alves, responsável pelo laboratório, as pesquisas buscam adequar esses tipos de materiais para seu uso tanto em pavimentação ferroviária quanto rodoviária. “As pesquisas visando o conhecimento do comportamento destes materiais na pavimentação é muito importante para que não ocorram problemas construtivos com o passar dos tempos devido à natureza deles”, acrescenta.

“Muitas empresas e pesquisadores Brasil afora não sabiam de nossa existência. O site é mais uma ferramenta de divulgação tanto da nossa instituição quanto das pesquisas desenvolvidas em nosso laboratório”, completa Hebert Alves.

A estudante do curso de Engenharia Civil, Rairane Barreto, faz parte da equipe do laboratório há um ano, mas antes disso fazia iniciação científica com um dos professores do curso da área de Ferrovias e Asfalto. “Trabalhar dentro do Laboratório de Ferrovias e Asfalto é uma oportunidade imensurável de crescimento, tanto acadêmico quanto profissional. Aqui eu aprendi a ter uma postura profissional e adquirir grandes responsabilidades, além de ter contato direto com a profissão e profissionais da área”, revela.

Ainda segundo ela, além do diferencial no currículo assegurado pela experiência adquirida, à qual poucos alunos têm acesso, Rairane conseguiu, por meio do laboratório e da iniciação científica, publicar trabalhos em congressos e em revistas científicas de engenharia.