Ex-aluno da UFOP recebe menção honrosa em premiação da Capes

Arquivo pessoal
O ex-aluno de Engenharia Civil da UFOP, Vinícius Nicchio Alves, recebeu menção honrosa na edição 2017 do Prêmio Capes de Tese. O trabalho que lhe garantiu a honraria, intitulado “Técnicas de Anormalidade Aplicadas à Detecção de Danos Estruturais”, foi defendido em 2016.

Depois da graduação em Engenharia Civil, Vinícius fez mestrado e doutorado na área de Construção Metálica, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Propec) da UFOP.

Segundo Vinícius, a menção honrosa é motivo de muita satisfação. “A atividade de pesquisa é cheia de altos e baixos e, por conta disso, muitos pensam em desistir. Nessas horas é imprescindível o apoio de colegas e professores para nos ajudar a alcançar nossos objetivos”, comenta.

A pesquisa, iniciada no mestrado sob orientação do professor Alexandre Abrahão Cury, do Departamento de Engenharia Civil, continuou a ser desenvolvida no doutorado, quando Nicchio participou do programa de mobilidade Ciências Sem Fronteiras, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, em Portugal, onde foi orientado pelo professor Diogo Rodrigo Ferreira Ribeiro.

De acordo com o ex-aluno, o apoio e o empenho dos professores foi essencial ao longo de sua carreira acadêmica. “Agradeço a dedicação dos meus orientadores, além de outros professores que fizeram parte de minha formação. No futuro, espero despertar a curiosidade e motivar pessoas da mesma forma que eles fizeram comigo”, finaliza.

PRÊMIO CAPES DE TESE – Participam do Prêmio os trabalhos defendidos no Brasil, inscritos pelos programas de pós-graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes.

Na seleção, são considerados os quesitos: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; inovação; e valor agregado ao sistema educacional. A seleção é feita por comissões formadas por membros da comunidade atuantes em cada área. Em 2017, foram 48 teses premiadas e 88 menções honrosas concedidas.