Game UFOP 3D facilita acesso a informações sobre a Universidade

Durante a Mostra de Profissões, aconteceu o lançamento oficial do Game UFOP 3D. O produto reúne diversas informações sobre o Campus Morro do Cruzeiro de forma rápida e interativa através da tecnologia de realidade aumentada.

O modo de navegação é similar aos jogos de computadores de primeira pessoa. Os controles de direção são feitos através do teclado. Você pode andar na planta ou fazer o passeio por cima dos prédios, através da visão aérea do espaço.

Segundo Paulo Henrique Leal, membro do TerraLAB/UFOP, o game apresenta o Campus Morro do Cruzeiro, mapeado com a precisão em centímetros, de uma imagem de satélite com curvas de níveis.

Para saber informações de cada prédio, o usuário precisa apenas clicar com o botão esquerdo do mouse em cima do local, para que abra uma janela com informações específicas sobre cada departamento e curso, além dos telefones. O programa conta também com uma barra de acesso direto ao site da UFOP, ao Somos UFOP e a outras páginas relacionadas à Universidade.

Quando conectado a um dispositivo, o jogo simula a condição climática, a luz do dia e as fases da lua, sincronizadas com as informações em tempo real fornecidas pelo dispositivo de acesso.

O trabalho, iniciado há sete anos, aconteceu através de uma parceria entre o laboratório do TerraLAB/UFOP, Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad), Prefeitura do Campus (Precam) e os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Arquitetura. Juliana Garcia, estudante de Arquitetura, participou da modelagem 3D do campus. “Foi um passo a passo, até a finalização, que foi renderizar para tornar os prédios mais reais, para funcionar como cenário do game”.

O aplicativo pode facilitar a vida dos estudantes que querem ingressar na universidade, ao possibilitar conhecer os cursos oferecidos e ajudar na hora da decisão, além de ser uma ferramenta que funciona como guia para os calouros. De acordo com Juliana, a  iniciativa é interessante também para os alunos de fora de Ouro Preto, já que eles têm a oportunidade de percorrer o Campus e conhecer o curso mesmo a distância. “Tem a história dele, a grade curricular e como funciona o mercado de trabalho. É possível conhecer fisicamente e intelectualmente o território”, ressalta.

Patrick Brunoro, formado em Ciência da Computação, fez parte da elaboração do jogo. “Foi muito interessante colocar em prática o que aprendemos no curso e poder criar uma aplicação para os usuários”, comenta.

O jogo será disponibilizado online para que todos possam acessar, tanto em desktop quanto em smartphones, sem perder a essência de um game.