Ir para o conteúdo

GT da UFOP divulga relatório final de pesquisa realizada em parceria com Comissão da Verdade de MG

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Grupo de Trabalho da Universidade Federal de Ouro Preto (GT UFOP), criado em parceria com a Comissão da Verdade em Minas Gerais (COVEMG), divulgou relatório final da pesquisa realizada entre novembro de 2016 e junho de 2017.

Sob coordenação da professora do curso de Jornalismo Marta Maia, do professor do curso de História Mateus Pereira e da doutoranda Camilla Cristina Silva, o grupo reuniu graduandas/os, pós-graduandas/os e professoras/es de diferentes cursos da Universidade para o trabalho de pesquisa.

De acordo com o relatório publicado, a pesquisa do GT se ateve à ocorrência, no período de 1946 a 1988, de violações a direitos fundamentais nas Escolas de Minas (EMOP) e de Farmácia (EFAR) e, a partir de 1969, na UFOP. 

 

Segundo Marta Maia, ainda que aspectos relativos a outros momentos também tenham sido abordados, o grupo optou por focar a análise nas tensões ocorridas na década de 1960. Tal escolha se deu em razão do tempo disponível para execução do trabalho. “O relatório representa mais um passo no árduo caminho de elaboração coletiva de um passado ainda tão presente e ao mesmo tempo tão desconhecido da comunidade ufopiana e regional”, avalia.

O trabalho está disponível na íntegra on-line, com previsão de publicação em livro ainda em 2018, associado ao trabalho de outros pesquisadores. 

 

Acesso o relatório final aqui.

 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais