Inovação no setor mínero-metalúrgico em destaque no Fórum de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas

Íris Jesus

A 2º edição do FCTEM teve início na manhã desta quarta (05), no Centro de Artes e Convenções, em Ouro Preto. O fórum busca promover o debate e a pesquisa, além de aproximar os estudantes de lideranças empresariais. A programação oferece debates, colóquios e exposições de trabalhos com temáticas sobre inovação tecnológica, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora geral do fórum, professora Elisangela Martins Leal, as atividades estão divididas em várias sessões temáticas, de acordo com os departamentos da Escola de Minas. "O fórum é bem eclético, pois oferece opções para todos os alunos", afirma Leal. Ela destaca ainda, que os departamentos organizaram eventos específicos para o fórum, seguindo a linha de atuação de cada um deles, acrescentado que, "dessa forma teremos atividades ligadas a todas as engenharias e também à arquitetura".

fctem_2.jpg

Iris Jesus
Alunos visitam stand de Empresa Júnior

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor Marcone Jamilson Freitas Souza, do diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, do representante da Fundação Gorceix, Antônio Gomes de Araújo, da coordenadora da Feira de Oportunidades, professora Zirlene Alves da Silva, do coordenador financeiro do evento, Washington Luis Vieira da Silva, e da representante discente, Júlia Nascimento Costa.

DIFERENCIAL - O diretor da Escola de Minas, Issamu Endo destaca que o grande diferencial da edição deste ano é a feira de oportunidades. "Nossa intenção é mediar o contato dos alunos com os grandes empresários, para que eles conheçam o perfil profissional que as empresas buscam atualmente, ao mesmo tempo em que as organizações tem a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos dentro da academia" comenta. A feira de oportunidades conta com a participação das seguintes empresas: Gerdau, Vale, ArcelorMittal, AngloGold e Geosol.

A estudante de Engenharia Mecânica, Júlia Nascimento Costa analisa que o fórum é muito importante para a formação dos alunos. "Com esse tipo de evento ficamos mais preparados para o mercado de trabalho e conseguimos conhecer de perto várias linhas de atuação para a nossa profissão".

O Fórum de Ciência e Tecnologia vai até sexta-feira (07) e  faz parte das comemorações do 140º aniversário da Escola de Minas. Uma exposição com fotos da instituição foi montada no saguão Congonhas. As todo estão expostas vinte imagens participantes do Concurso de fotografias da Escola de Minas.

fctem_1.jpg

Iris Jesus