Novo aplicativo busca facilitar vida acadêmica de alunos da Escola de Minas

editred-850x566.jpg

Íris Jesus
A proposta da nova ferramenta digital, que recebeu o nome de EMent, é que os alunos da Escola de Minas possam acessar com facilidade os horários de aula e criar uma agenda individual on-line. O aplicativo está em processo de construção, mas já pode ser baixado nas lojas de aplicativo para Android e iOS.

Em breve será possível consultar as disciplinas de Engenharia Geológica e de Minas, além do ciclo básico do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB).

A ferramenta deve implantar ainda um sistema de notificações, que avisará sobre eventuais alterações de horário de aula, de sala e demais situações emergenciais. Também serão enviados alertas sobre oportunidades de estágio e eventos organizados pela Escola de Minas.

O EMent é resultado de um projeto de pesquisa do Centro de Referência em Inovação Empreendedorismo (CRIE), coordenado pelo professor André Luís Silva, do Departamento de Engenharia de Produção. Na busca por um sistema de informação ideal para a Escola de Minas, a ideia do aplicativo surgiu devido ao uso cada vez mais frequente dos dispositivos móveis para o acesso a informações.

De acordo com o professor "iniciativas como estas tendem a estabelecer interfaces de comunicação que ajudam na circulação de informações na UFOP".

APOIO - Para que projeto ganhasse vida, o CRIE contou com o apoio da Usemobile, que treinou os bolsistas que desenvolveram o sistema, além de dar suporte tecnológico.

O proprietário da empresa, Conrado Carneiro Bicalho, entende que "o EMent auxilia o fluxo de informação dentro da instituição e abre portas para futuras aplicações".

O projeto ainda teve o apoio da Fundação Gorceix, que financiou as bolsas dos estudantes envolvidos.