Professores da UFOP participam do XXXV Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos

Com:
Mariani Barbosa

Professores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES) da UFOP organizam uma sessão intitulada "Experiências de desenvolvimento local por meio da economia solidária no Brasil" para o XXXV Congresso Internacional organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (Latin American Studies Association - Lasa), a maior associação profissional do mundo composta de indivíduos e instituições dedicadas ao estudo na América Latina.

No evento, segundo Marisa Singulano, pesquisadora do Núcleo, um dos objetivos da sessão é dar visibilidade ao trabalho que tem sido desenvolvido na UFOP e na região de Ouro Preto e Mariana, além possibilitar troca de experiências e projetos que vem sendo desenvolvidos em outras regiões do Brasil. "Acreditamos que esta troca de experiências pode ser muito enriquecedora e pode nos ajudar a melhor direcionar a continuidade de nosso trabalho", afirma.

Ela disse, ainda, que os trabalhos da sessão organizada pelo NUPEDES relatam experiências em economia solidária em diferentes regiões brasileiras e mostram alternativas para o desenvolvimento local nas regiões em que estão incluídos. Além disso, as ações desses trabalhos se referem a expressão de grupos sociais marginalizados e que configuram formas de superação da pobreza.

ouro_preto_laia.jpg

Antônio Laia
O Nupedes busca a consolidação das atividades econômicas com potencial para diversificar a estrutura produtiva dos municípios de Ouro Preto e Mariana.

Por se tratar de uma oportunidade de buscar parcerias entre instituições e pesquisadores, o congresso, que conta com a participação de pesquisadores de toda a América Latina e de outras regiões do mundo, traz para o Núcleo a expectativa de possibilidades de interlocução mais amplas, disse a professora. Segundo ela,  "a princípio, nossa sessão já se construiu a partir de parcerias com pesquisadores e instituições brasileiras, especificamente da dos estados de Minas Gerais, por meio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do Ceará, por meio da Universidade Estadual do Ceará (UECE)".

ALTERNATIVAS - O Nupedes, coordenado pela professora Francisca Diana Ferreira Viana, foi instituído há mais de um ano com o objetivo de buscar a consolidação das atividades econômicas com potencial para diversificar a estrutura produtiva dos municípios de Ouro Preto e Mariana. Desde então vem construindo um relevante trabalho de pesquisa e extensão em uma região que ainda tem no minério seu foco principal de desenvolvimento.

Para Marisa, o estudo busca, sobretudo, a "diversificação econômica em alternativas econômicas sustentáveis — socialmente, economicamente e ambientalmente", diz. "Sabemos que é um trabalho imenso, que demanda uma série de parcerias e de incentivos diversos. Então buscamos consolidar nossas ações e diversas formas, firmando parcerias, fortalecendo a divulgação científica e buscando recursos para o desenvolvimento dos projetos", completa.

O congresso acontece de 29 de abril a 01 de maio, em Lima, capital peruana. Para saber mais sobre o evento e os trabalhos apresentados nele acesse o site.