Projeto de mestrado da UFOP transforma gestos da libras em escrita na tela do computador

A comunicação entre pessoas surdas e ouvintes é uma dificuldade ainda existente nos dias de hoje. Pensando nisso, o professor do Departamento de Computação da UFOP, Guillermo Cámara Chávez, junto ao aluno de mestrado, Edwin Jonathan Escobedo Cárdenas, criou um sistema de reconhecimento de palavras da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A pesquisa traz como benefícios a ajuda aos alunos que estudam língua de sinais e maior facilidade da comunicação entre as pessoas surdas e não surdas.

O projeto já estava em desenvolvimento por parte do professor, que fazia a pesquisa para interpretar inicialmente gestos básicos da Libras, como o alfabeto. No projeto de mestrado, os dois trabalharam a interpretação de palavras, com gestos mais complexos. Mediante as análises do movimento e das configurações das mãos (trajetória e forma), foi usado na pesquisa o sensor Kinect da Microsoft, que fornece melhores dados do que uma câmera comum. “No final da minha pesquisa conseguimos obter bons resultados na interpretação de palavras em libras”, aponta Edwin.

O aluno conta que o seu projeto de mestrado já foi defendido, mas a ideia é ir além: conseguir interpretar frases em Libras. Essa parte ainda está em andamento, e, segundo Edwin, seria a última para conseguir uma aplicação real e funcional para uso. “Mudaria muito a qualidade de vida das pessoas que se comunicam mediante a Libras. Nós queremos continuar o trabalho como um projeto, só que falta procurar parceiros para conseguir um novo equipamento que nos ajude a desenvolver nossa pesquisa”.

O trabalho deles foi escolhido para ser apresentado no Inova Minas do ano passado, uma incubadora de projetos criativos.

Conheça o trabalho detalhado no vídeo.