skip to content

Nota de apoio ao PIBID

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Matheus Marques
Diante da possibilidade de cortes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e até mesmo de sua extinção, a Administração Central da UFOP vem manifestar-se em defesa da continuidade do Programa. 
 
O PIBID é, certamente, o programa de apoio à formação docente que mais impacta a qualidade da formação de professores no Brasil. Com o programa, os estudantes dos cursos de licenciatura são diretamente inseridos no contexto escolar, vivenciando um conjunto de práticas de alto valor formativo. 
 
As atividades são realizadas sob atenta supervisão de docentes mais experientes da educação básica e com orientação dos professores na Universidade. Por meio do PIBID, as universidades e as escolas se aproximam e buscam articular teoria e prática de maneira eficaz, enriquecendo a experiência formativa dos estudantes e produzindo conhecimentos contextualizados sobre a docência e a prática pedagógica. Do mesmo modo, constata-se que as práticas nas escolas são renovadas e já se comprova o impacto positivo das atividades do PIBID na aprendizagem dos estudantes. 
 
Na UFOP, as atividades do PIBID tiveram início em 2009 e, atualmente, conta-se com 221 bolsistas de iniciação, 42 supervisores, 17 coordenadores de área, dois coordenadores de gestão de processos educacionais e um coordenador institucional. Todos os cursos de licenciatura da Instituição estão fortemente envolvidos com o Programa, desenvolvendo atividades em 24 escolas da região dos Inconfidentes. 
 
Entendemos o momento atual da economia brasileira e a necessidade de ajustes no orçamento da União; contudo não acreditamos que tal ajuste deva atingir programas estruturantes para o desenvolvimento da soberania nacional, que passa necessariamente pela melhor formação de nossos professores e pelo acesso amplo e irrestrito à educação de qualidade.
 
Envidaremos todos os esforços para garantir a continuidade desse importante Programa. 
 
Marcone Jamilson Freitas Souza - reitor
Célia Maria Fernandes Nunes - vice-reitora

Veja também

19 Fevereiro 2018

O Banco Santander entregou à Universidade Federal de Ouro Preto, n a última quinta (15), 10 bolsas universitárias, sendo cinco...

Leia mais

25 Janeiro 2018

Assista ao vivo à 375ª reunião ordinária do CEPE:

Leia mais

22 Dezembro 2017

Ato respeita o interesse e a discricionariedade da Administração Pública, e também a solicitação do Grupo de Estudos e Pesquisas...

Leia mais

11 Dezembro 2017

Os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, representados pelo Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de...

Leia mais