Ir para o conteúdo

Aluna da UFOP recebe prêmio Elsevier com a pesquisa sobre benefícios do açaí

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

O trabalho premiado da estudante Priscila Oliveira Barbosa apresenta resultados parciais da sua dissertação de mestrado e da tese de doutorado de Daniela Pala, ambas do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB), orientadas pela professora Renata Nascimento de Freitas (DENCS/ENUT).

O pôster intitulado "Açaí pulp (Euterpe oleracea Mart.) consumption improves lipidic peroxidation markers in healthy women", apresentado por Priscila, recebeu o prêmio Elsevier de melhor pôster. O trabalho apresenta resultados inéditos sobre os benefícios do consumo habitual da polpa de açaí. Foi demonstrado que o consumo diário de 200g do produto em questão promoveu um aumento das defesas antioxidantes e uma redução de marcadores de estresse oxidativo em mulheres. 

"Considerando estes efeitos, esse fruto popular e nativo do Brasil, acessível à população pode auxiliar a melhorar a qualidade da dieta, contribuindo para a prevenção de doenças", afirma a orientadora do trabalho, professora Renata. 

A premiação ocorreu durante o "International Conference on the Mechanisms of Action of Nutraceuticals (ICMAN)" e a "Conference of the International Union of Basic and Clinical Pharmacology (IUPHAR)", eventos que aconteceram juntos pela primeira vez na cidade de Aberdeen, na Escócia, entre os dias 27 e 29 de setembro. 

Segundo a professora Renata, a conferência reuniu acadêmicos e pesquisadores clínicos do campo de drogas e nutrição para discutirem os desafios e abordagens que envolvem o desenvolvimento de novos nutracêuticos e farmacêuticos derivados de fontes naturais, além de ressaltar a importância dos alimentos na dieta para a saúde humana.

Confira as reportagens produzidas pelo site da UFOP no final de 2014 e pelo Jornal Estado de Minas em 2015, com a equipe liderada pela professora Renata Nascimento de Freitas.

Pesquisa da UFOP aponta benefícios do açaí para a saúde humana

Ufop pesquisa uso do açaí no controle de doenças e contra o envelhecimento

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais