skip to content

Fios de Solidariedade: uma campanha de afeto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Neste ano, a campanha presencial do Fios de Solidariedade acontece nos dias 18 e 19 de outubro no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) com ações de motivação, escuta, bom humor e otimismo. O foco é ser solidário, não importa de que maneira, e a frase escolhida para sintetizar o projeto é “Doe amor: o universo te devolve gratidão”. O evento vem com novidades: além da doação de cabelo, a programação traz oficinas, momentos de discussão e atendimentos. 

O Fios de Solidariedade acontece anualmente em outubro e foi criado para unir a comunidade acadêmica e ouro-pretana na luta contra o câncer de mama e auxiliar pacientes em tratamento a recuperar a autoestima. O projeto é vinculado ao programa institucional Mais Saúde, que desenvolve eventos mensais voltados para o bem-estar coletivo e individual.


4 ANOS DE PROJETO - As transformações físicas e psicológicas causadas pela doença e por seu tratamento são impactantes para todos os pacientes. Foi pensando nisso que, há quatro anos, a ação Fios de Solidariedade surgiu, a partir de uma demanda da administração da UFOP, que detectou um número alto de pessoas com câncer.

O primeiro passo da equipe foi coletar relatos de mulheres moradoras do bairro Bauxita que vivenciaram o câncer de mama, para que fosse possível traçar uma ação que despertasse tanto autoestima quanto acompanhamento em saúde. Segundo Rosana Gonçalves, coordenadora do Mais Saúde, os depoimentos dessas mulheres foram marcantes: “elas superaram o câncer, mas as histórias eram muito doloridas”.

Em seu primeiro ano, a ação foi realizada na Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM). Depois disso, passou a acontecer no ICEB com o apoio da ex-diretora do instituto, Raquel do Pilar Machado, que que será homenageada no evento. 

PARCERIAS - Como a ação trabalha apenas com doações, os parceiros são essenciais para a campanha e o projeto está sempre em busca de novas parcerias. 

Para mais informações, acesse a página e o evento do Fios de Solidariedade no Facebook, ou entre em contato pelo email fiosdesolidariedade.ufop@gmail.com. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever:
Doação de cabelos (corte)
Palestras

Confira toda a programação.

CÂNCER DE MAMA - Outubro é conhecido internacionalmente como o mês de prevenção ao câncer de mama. A campanha, que ganhou o nome de Outubro Rosa devido ao laço cor-de-rosa que simboliza a data, de acordo com o site do movimento, foi criada para alertar sobre esse tipo de câncer, que mais mata mulheres em todo o mundo.

Confira a programação completa:

A TV UFOP produziu um vídeo sobre a campanha:

Veja também

18 Outubro 2017

O câncer de mama é um tema de muita comoção, visto os índices que apontam que a doença é o...

Leia mais

10 Outubro 2017

Serão oferecidos testes rápidos para sífilis nos Centros de Saúde de Ouro Preto e Mariana, e também em locais específicos...

Leia mais

5 Outubro 2017

O trabalho premiado da estudante Priscila Oliveira Barbosa apresenta resultados parciais da sua dissertação de mestrado e da tese de...

Leia mais

2 Outubro 2017

Anualmente, Outubro é dedicado à mobilização nacional pelo diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O objetivo é diminuir...

Leia mais