Ir para o conteúdo

Outubro Rosa - Prevenção vital

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Anualmente, Outubro é dedicado à mobilização nacional pelo diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O objetivo é diminuir os casos de detecção apenas no estágio avançado da doença e o grau de mortalidade. As campanhas têm foco na disseminação de informações preventivas, como a adoção de práticas mais saudáveis. O câncer de mama é o de maior incidência e mortalidade na população feminina em todo o mundo, mas, com o diagnóstico precoce, é possível aumentar o grau de sucesso dos tratamentos em até 90% dos casos.

O direcionamento para a prevenção deve-se à dificuldade de detecção da doença já que, nos estágios iniciais, o câncer de mama pode não apresentar sintomas. É necessário atenção aos possíveis sinais: inchaço, pele enrugada ou com depressões, pele descamativa ao redor do mamilo, secreção espontânea e alterações no mamilo. É recomendado que as mulheres acima de 40 anos realizem o exame clínico das mamas e a mamografia, caso exista a indicação da equipe de saúde. Para que tem elevado risco para câncer de mama, como histórico familiar e/ou pessoal, é necessária avaliação e acompanhamento individualizado.

Centro de saúde da UFOP - O Centro de Saúde, em sua rotina de atendimento em Saúde da Mulher, realiza solicitações de exames de mamografia e de ultrassonografia das mamas conforme necessidade, além do exame clínico. Os exames são realizados pela rede Municipal de Saúde. 

As servidoras da UFOP, que já estão em tratamento de câncer de Mama, são acompanhadas pela equipe de saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), inclusive com a disponibilização de atendimento psicológico e serviço social.

Confira as recomendações do Instituto Nacional do Câncer

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais